A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) está presente na Lavagem do Senhor Bonfim, nesta quinta-feira (11), com um bloco composto por representantes do trade turístico baiano. A iniciativa da pasta, visa promover as ações de fomento do setor executadas ao longo do ano. O bloco é embalado pela bateria do bloco afro Muzenza, bailarinos e baianas.
Presente no cortejo, o titular da pasta, Maurício Bacelar define a tradicional Lavagem do Bonfim como “a maior manifestação cultural e religiosa do estado da Bahia”. O evento, conforme lembra ele, reúne mais de um milhão de peregrinos: “que vêm render as suas homenagens ao guardião de toda a Bahia”.
Ainda de acordo com a avaliação do secretário, a festa é uma demonstração da força do turismo baiano em uma das suas principais características, que é a diversidade.
“É uma prova inconteste do sincretismo religioso que nós temos no estado. Para nós, do turismo, que temos trabalhado com todos os patrimônios que a Bahia tem, incluindo o patrimônio cultural, onde está a nossa religiosidade, é o nosso principal instrumento. Aproveitamos esse momento para promover o destino Bahia, atraindo mais visitantes, que, ao injetarem recursos na nossa economia, geram mais emprego e renda à vida dos baianos”, sinalizou o titular da Setur-BA.