Juca Aleixo retorna mais uma vez com sua pena de ganso novo para revelar os velhos problemas da Bahia.
Prêmio de consolação
Especula-se que após ser formalizado o movimento para recondução do atual presidente da Casa, Adolfo Menezes, foi oferecido ao líder do Governo, Rosemberg Pinto, uma secretaria como prêmio de consolação, para que o mesmo possa atuar, como secretário, para pavimentar seu caminho para tão sonhada vaga na Câmara dos Deputados: a Serin ou a Educação. Ambas pastas são chefiadas por pré-candidatos para 2024. Comenta-se que o perfil de Pinto está mais para Serin, que deve trabalhar de forma ininterrupta no próximo ano, ano eleitoral.
Postulantes
Corre nos bastidores que a Serin é deseja por outros dois notórios petistas. O primeiro é o responsável pela agenda do governador, o 2º, pelo PT. Comenta-se que com Rosemberg na disputa, ambos devem jogar a toalha.
Vice
Há quem garanta que outro caminho para o líder do Governo seria o de ser o primeiro vice-presidente da Casa, na próxima legislatura, com o compromisso da cúpula do grupo do Governo de ser ele o próximo presidente. Ocorre que a vaga é desejada por outros players que patrocinaram o movimento para recondução de Adolfo para o 3º mandato, e que esperam ser agraciados por serem os primeiros a carregarem água no balde.
Cotado
Mediante uma eventual saída de Rosemberg do comando da bancada do governo, cresce rumores de que Robinson Almeida será o próximo responsável pela condução dos projetos e ações do governo Jerônimo Rodrigues na Casa. A ida de Robinson para o comando do Governo na ALBA inviabilizaria sua candidatura em Salvador, já que a função demanda tempo e iria gerar incompatibilidade de agenda.
Recuperação
Após o baque de ver protocolada a PEC da Recondução, Ivana Bastos começou a se movimentar buscando ser a primeira mulher presidente da ALBA. Há quem garanta que em meio ao recesso e na volta do dele, Ivana irá promover encontro com parlamentares e até com legendas. Já há quem avalie que se operação para recondução de Adolfo não dar certo, ela terá o apoio prioritário dos senadores e do ministro, forçando o governador a entrar na disputa:
No apagar das Luzes
E falando na PEC, há uma possibilidade dela ser mesmo o ‘presente de natal’ da Casa para os baianos. A aprovação, ainda em dezembro, em dois turnos, minimizará o desgaste, já que o povo baiano estará preocupando com o Natal. A ideia é aprovar e deixar na gaveta para ver no que vai dar, esperando o movimento de Arthur Lira, que também buscará se manter na cadeira. Há um consenso: se o STF intervir e o plano da recondução naufragar lá em Brasília, também vai naufragar aqui.
Sem antecipação
A indecisão acerca da validação da PEC Recondução atua por afastar um eventual movimento de antecipação da eleição. A falta de segurança da operação aliada ao processo desgastante que é para antecipar o pleito, que segundo alguns também deverá ocorrer mediante alterações na Constituição Baiana e no Regimento Interno, como fez o presidente da Câmara de Salvador, à época, com a Lei Orgânica de Salvador e o Regimento, deve afastar a ideia entre os deputados.
Embate dos sonhos?
Corre nos bastidores que um dos principais articuladores para PEC da Recondução já está preparado para um eventual veto do STF ao processo. Ele acredita que sem Adolfo na disputa poderá vencer Ivana em um eventual bate-chapa, com o apoios dos blocos ‘Gs’ e da Oposição. Especula-se que com o G-8, G-12 e mais o bloco de Oposição e alguns deputados avulsos, o rapaz poderá ter 38 votos dos 63 possíveis. A amarração passa por uma reconfiguração dos espaços na Casa, dando novamente para Oposição o poder da comunicação de massa.
Confraternização
Após voltar com o saco cheio de emendas para o estado e receber elogios dos federais da Oposição e Governo pelo tratamento dado, Jerônimo resolveu fazer um rega-bofe natalino no meio do mês e chamou todo mundo, dos petistas aos bolsonaristas. O buffet no Palácio Ondina será de primeira e corre nos bastidores de que a turma toda pretende dar uma passadinha, nem que seja para dar um abraço no cara. O problema não é comparecer, mas ser fotografado, principalmente para os aliados do Capitão…
Rico pobre
Narra-se pelos corredores da ALBA que em meio a um diálogo com o Marcelo Nilo, um deputado resolveu desabafar. Ao tratar da insistência do ex-manda chuva no pedido de votos para ir ao TCM, o deputado declarou: “cá entre nós, ô Nilo, toma vergonha na cara, você um homem rico, com cabeçass de bois espalhadas pela Bahia, e fica mendigando essa vaga no TCM; parece até que tá passando fome… você não precisa desse salário”; Meio sem jeito após o desabafo, Nilo teria respondido: “tou nessa porque quero servir à Bahia”.
Enxurrada
Com a última sessão se aproximando na ALBA, os olhares se voltam para Mesa Diretora, para saber se esse ano seguirá o mesmo script dos últimos, terminando com a aprovação de uma enxurrada de Medalhas e títulos. Entretanto, foi aprovado recentemente pela própria Mesa uma resolução que estabelece um limite para quantidade de indicações por parlamentares. Resta saber se às véspera de um ano eleitoral ela terá validade.
O rei dos pesares
Presidente da Comissão de Infraestrutura, o deputado estadual Eduardo Sales se tornou o rei das moções de pesar. Só neste ano, o parlamentar já apresentou mais de 50. Chama atenção o fato dos textos serem padronizados, o que pode demonstrar que o parlamentar trata todos com isonomia ou não é lá muito chegado em florear moções de pesares individualmente.
Senador?
Corre nos bastidores que o ex-prefeito de Salvador já andou admitindo que poderá ser candidato ao Senado Federal, em 2026. A estratégia é endossada pela turma endinheirada que acha que após uma rápida passagem de 8 anos pelo Senado, Neto conseguirá voltar com força para vencer o PT, que à essa altura já deverá estar caducando no comando do estado. Há quem garanta que após a porrada tomada em 2022, Neto anda evitando ouvir essa turma emocionada da high-society e tem apontado a interlocutores que diferente das análises da turma dos carros importados, ele pode rodar também em uma disputa ao Senado, já que a história tem mostrado que o senador se elege casadinho com o governador.
Planos da vice
Há quem garanta que apesar da manutenção certa na cadeira, o futuro de Ana Paula ainda é incerto. Qualquer decisão vai ser tomada baseada na manutenção de Bruno Reis à frente da prefeitura, em 2026, em caso de reeleição em 2024. Neste processo há quem garanta que com o apoio do próprio Bruno, Ana poderá ir parar tanto na ALBA como em Brasília e, até se manter no cargo e ser a primeira mulher no comando do executivo desde Lídice.
Partido da bolsa
Corre nos bastidores que um certo presidente de partido, que está em evidência, tem lucrado alto nas amarrações eleitorais. Em uma das negociações o rapaz teria recebido R$ 2 milhões, no pix, para ceder o diretório em uma cidade de médio porte no sudoeste. A cidade conta com um comércio pujante e há quem garanta que foi justamente por isso que a turma teve caixa para bancar o apoio.
Transição
A presença constante do provedor da Santa Casa e ex-secretário de Saúde de Salvador em eventos de Bruno Reis tem levantado rumores sobre um possível retorno à pasta, com a saída da vice para disputar o pleito de 2024. Com perfil técnico e diplomático, o gestor conhece os meandros da Saúde soteropolitana como ninguém.
Correria 2.0
A corrida do governador para não perder o vôo para Dubai após o lançamento do Bahia Sem Fome em Salvador, na última terça-feira, deixou todos os jornalistas que esperavam para entrevistá-lo assustados. O cara já deixou o palco correndo e tem gente que garante que, pela tamanha velocidade que foi empreendida pelo governador pelos seguranças que o aguardavam, ele foi correndo de Mussurunga até o aeroporto, mostrando porque está sendo conhecido como Correria 2.0. Outro que saiu correndo, com uma velocidade menor foi o vice, que pelo visto não abriu mão de desfrutar de cada segundo da nova empreitada à frente do governo.
Agenda de candidato
E falando no Líder, depois da agenda que está cumprindo em Salvador, que vai da entrega de encostas à participação nos eventos do comércio, não há mais dúvida de que será o candidato em 2024. Resta saber qual mulher negra será escolhida para vice. Há rumores de quem tem também homem negro querendo a função.
Impacto
A saída da atração internacional do Festival da Virada, em meio à denúncia de valor alto pela contração com repasse para empresa intermediária, pode impactar o evento e a previsão de recursos a serem movimentados na cidade por causa dele. Muita gente planejava para vir a Salvador para ver a banda do cantor Jamaicano. Há justificativa de problema de saúde não convenceu a players importantes do mercado turístico, que viram na ação um movimento para sufocar, no nascedouro, um suposto escândalo. Há quem lembre que o valor que seria pago para o cantor internacional já foi pago no passado recente, sem queixa, para atrações nacionais e até locais.
Propaganda
Que a propaganda é a alma do negócio, isso ninguém nega, mas que o professor tem exagerado no marketing, isso é outro consenso: