Teve início nesta terça-feira (29), na plataforma Google Meet, o projeto Bom Dia Controle Interno. A iniciativa, do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB), tem por objetivo debater assuntos relacionados às temáticas de controladoria e integridade com os municípios da Paraíba.
A proposta é realizar reuniões bimestrais com as controladorias municipais. A cada encontro haverá a apresentação de uma temática e aberto um debate que visa capacitar e promover alinhamento conceitual acerca de assuntos próprios de controle interno e integridade pública.
Na palestra de abertura, realizada nesta terça, o superintendente da Controladoria-Geral da União (CGU Regional-PB), Severino Queiroz, abordou a temática da estruturação de uma controladoria municipal, experiência que obteve quando foi cedido à Prefeitura Municipal de João Pessoa na condição de controlador-geral da capital paraibana.
A abertura oficial do evento foi feita pelo auditor da CGU e coordenador do grupo de trabalho Controle Interno do Focco, Walber Alexandre de Oliveira. O primeiro dia do projeto contou com a presença de controladores dos 10 maiores municípios da Paraíba, além dos procuradores do MPF, Marcos Queiroga e Janaina Andrade (coordenadora do Focco-PB); do promotor de Justiça do Ministério Público da Paraíba, Reynaldo Serpa; do representante do Tribunal de Contas da União (TCU), Márcio Sueth; Letácio Tenório, da Controladoria-Geral do Estado; Gustavo de Queiroz Chaves, secretário federal de Controle Interno adjunto da CGU; Flávio Gondim, do Tribunal de Contas da Paraíba; dentre outras autoridades que compõem o Focco.
Fonte: Ministério Público Federal