Amanhã, dia 4 de maio, acontecerá o 1º Mutirão de Atendimento à População em Situação de Rua, chamado de Pop Rua Jud, em Maceió/AL. O evento, organizado pela Justiça Federal em Alagoas (JFAL) em conjunto com a Comissão Pop Rua Jud, tem como objetivo fornecer assistência prioritária e sem complicações para pessoas que vivem nas ruas da cidade. O Ministério Público Federal em Alagoas e várias outras entidades também participarão.
O foco principal do mutirão são as pessoas que vivem em situação de rua, mas também serão atendidas aquelas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O MPF em Alagoas, por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), será um dos parceiros do evento, oferecendo serviços jurídicos e esclarecimentos para ajudar na identificação das necessidades da população assistida.
O objetivo é garantir que essas pessoas tenham acesso facilitado aos serviços públicos e ao sistema judicial, ajudando a superar os desafios causados pela falta de moradia e pelas dificuldades econômicas e sociais que enfrentam.
Durante o mutirão, serão oferecidos diversos serviços, como assistência médica e odontológica, apoio à cidadania, emissão de documentos, auxílio na regularização de benefícios sociais, orientações jurídicas e encaminhamento para redes de apoio.
O evento Pop Rua Jud atende à Resolução CNJ nº 425/2021, que estabelece a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua, buscando garantir que todos tenham acesso igualitário à justiça, levando em conta as diferentes realidades desse grupo e promovendo a colaboração entre diferentes instituições.
Serviço:
1º Mutirão Pop Rua de Alagoas
Hora: 8h às 16h
Local: Praça Deodoro, Centro, Maceió/AL
Org.: Justiça Federal de Alagoas
Fonte: Ministério Público Federal