LOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVG
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Política
    • Saúde
    • Justiça
    • Bahia
    • Brasil
    • Cultura
    • Papo OFF
    • Especiais
    • Rádio Peão
    • Últimas
    • Envie sua notícia

    PGR e AGU renovam acordo que garante representação judicial do Ministério Público da União

    • Home
    • Últimas notícias
    • Brasil
    • PGR e AGU renovam acordo que garante representação judicial do Ministério Público da União
    PorRedação em31 de dezembro de 1969
    Share on WhatsAppShare on X (Twitter)Share on FacebookShare on TelegramShare on Email

    “Defender o patrimônio da União em todas as suas esferas, materiais e imateriais, por meio do intercâmbio de informações, do estreitamento do diálogo e da cooperação entre as instituições”. Assim o procurador-geral da República, Augusto Aras, sintetizou o propósito de acordos como o firmado na tarde desta sexta-feira (16), entre o Ministério Público da União (MPU) e a Advocacia-Geral da União (AGU). O termo de cooperação técnica busca aperfeiçoar a representação judicial da União feita pela AGU nas causas de interesse do MPU e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), bem como de seus agentes públicos.

    Com validade de até cinco anos, o acordo também tem como objetivos estabelecer formas de integração e colaboração entre os órgãos públicos envolvidos, aprimorando o intercâmbio de informações, bem como prevenir e solucionar eventuais conflitos na tutela dos interesses da União. Para o procurador-geral, a assinatura do documento ratifica o compromisso interinstitucional de buscar a convergência na atuação em defesa dos interesses da União.

    Conforme salientou o PGR, a renovação do acordo demonstra a confiança pessoal e funcional depositada na AGU para consecução de sua missão constitucional a fim de garantir que o interesse público seja plenamente atendido por uma atuação integrada e coesa. “É muito gratificante poder unir essas instituições no mesmo propósito da República, que é o bem-estar de todos. Nosso objetivo comum é colocar o Brasil no topo como um país que se valha desses projetos contributivos no combate à macrocriminalidade, defesa das minorias, desenvolvimento sustentável e tantos outros temas prioritários. Só depende de vontade política”, afirmou.

    O advogado-geral da União, Jorge Messias, agradeceu a confiança e ressaltou a plena capacidade técnica do órgão para atuar na defesa da União em temas afetos ao MPU e ao CNMP. De acordo com ele, a renovação do acordo demonstra o papel da AGU como ponto de contato entre os Poderes, no papel de facilitadora com vistas a uma atuação coordenada e integrada na defesa dos interesses da União. “Nos aperfeiçoamos e temos totais condições de fazer essa defesa a fim de cumprir nossa missão constitucional. Cooperação é a palavra-chave. Quanto mais nossas instituições cooperarem, mais resultados terão a oferecer à sociedade”, ponderou.

    Amazônia Azul – No encontro, o procurador-geral da República fez um relato de ações institucionais adotadas por ele para reforçar a atuação institucional em defesa da Amazônia. Também convidou o advogado-geral da União para o lançamento da campanha Amazônia Azul, com data provável para o mês de agosto. A iniciativa do MPF tem como foco a defesa e a proteção das águas que banham o litoral brasileiro. “O Brasil tem 8,5 mil quilômetros de costa. Só a Bahia de Todos os Santos tem mais de 400 quilômetros, com um potencial enorme. Estamos trabalhando com a Marinha e vamos reunir outros órgãos nesse projeto de preservação”, pontuou.

    Em relação a ações já implementadas, Aras lembrou a aquisição de embarcações e aeronaves, feita com recursos do próprio MPF, e que estão sendo cedidas às polícias Federal e Rodoviária Federal e a outros órgãos que atuam no combate a crimes diversos na região Amazônica. Ele também destacou o GeoRadar, ferramenta desenvolvida pelo MPF que permite, por meio do cruzamento de mais de 300 bases de dados, o monitoramento em tempo real de ações como invasões de terras e desmatamento. A ferramenta tem sido utilizada nas apurações de crimes na região norte do Brasil.

    Fonte: Ministério Público Federal

    Redação
    Redação

    Veja também

    Lula Jerônimo

    Foto: Divulgação

    23 de junho de 2025

    Lula confirma presença no 2 de Julho na Bahia em meio a agenda de viagens pelo país


    Quero ler
    23 de junho de 2025

    Ministério Turismo promete regulamentação de viagens de balão após acidente com mortos em Santa Catarina


    Quero ler
    23 de junho de 2025

    Em Muritiba, governador Jerônimo Rodrigues acompanha forró em homenagem a profissionais da limpeza pública


    Quero ler

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2025 OffNews - Por dentro da notícia na Bahia e no Brasil. Todos os direitos reservados.
    Usamos cookies para garantir melhor experiência em nosso site. Se você continuar a acessar nosso site, entenderemos que está de acordo.OkPolítica de Privacidade