A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) manifesta pesar pela morte da procuradora regional da República Gicelma Santos do Nascimento, ocorrida nesta quarta-feira (7), e presta solidariedade aos familiares e amigos.
Em seus 42 anos de dedicação ao MPF, Gicelma atuou como procuradora regional dos Direitos do Cidadão, titular ou substituta, em diversas ocasiões, sempre contribuindo com a promoção e a defesa dos direitos humanos. “Gicelma era uma colega muito querida e dedicada. Perdem o Ministério Público Federal e a sociedade brasileira”, lamenta o procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena.
Procuradora em atividade há mais tempo no MPF em Sergipe, ela tomou posse no cargo em julho de 1980, sendo promovida a procuradora regional da República em 1993. Na longa carreira que construiu na instituição, foi procuradora-chefe por nove anos, entre 1994 e 2003 e também atuou na Procuradoria Regional Eleitoral. Nos últimos anos, atuava na Tutela Coletiva, em processos da área ambiental e direito do consumidor, entre outros.
Em decorrência da sua morte, o MPF em Sergipe decretou luto oficial de três dias e suspendeu o expediente nesta quinta (8).
Biografia – Gicelma Santos do Nascimento era natural de Aracaju, onde nasceu em 9 de outubro de 1950. Graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Sergipe em 1974. Iniciou suas atividades profissionais em 1969 como professora. Foi também escriturária do Banco do Estado de Sergipe (1970/1976) e procuradora do Instituto Nacional de Previdência Social (1976/1980), atuando como subprocuradora regional em Sergipe, antes de ingressar na carreira do MPF.
Com informações da Ascom do MPF em Sergipe.
Fonte: Ministério Público Federal