Membros do Núcleo de Meio Ambiente do Ministério Público Federal em Alagoas visitaram a Sala de Alerta da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), na última quinta-feira (27), para conhecer o funcionamento e as atividades do setor que monitora as previsões climáticas do Estado de Alagoas.
Estiveram presentes os procuradores da República Juliana Câmara, Lucas Horta e Victor Riccely, e foram recebidos pelo secretário Gino César, com explicações feitas pelos meteorologistas Vinícius Pinho e Henrique Mendonça.
Na visita os procuradores conheceram os recursos tecnológicos disponíveis ao Estado de Alagoas para monitoramento hidrometeorológico e, consequentemente, para minimização das consequências de desastres naturais, sobretudo relacionadas a enchentes. Mas também questões ligadas ao monitoramento das secas, do clima, das barragens e outros.
Os procuradores da República destacaram a importância do trabalho desempenhado para a preservação de vidas, especialmente da população ribeirinha. Já o secretário ressaltou a independência do corpo técnico da Sala de Alerta na comunicação com outros órgãos, como a Defesa Civil, mantendo o máximo de precisão técnica nos comunicados emitidos e nos monitoramentos hidrológicos e climáticos.
Também prestigiaram a ocasião: o superintendente de Recursos Hídricos, Jorge Briseno, e toda equipe técnica que atua na Sala de Alerta.
*com informações da Ascom da Semarh.
Fonte: Ministério Público Federal