A repressão ao crime organizado é uma das prioridades do procurador-geral da República Paulo Gonet à frente do Ministério Público Federal (MPF). Em seu discurso de posse, ele defendeu que os órgãos do sistema de Justiça unam esforços para sufocar as organizações criminosas, do tráfico de drogas e armas à corrupção e lavagem de dinheiro. Alinhado a política nacional, nasce a 1ª Capacitação de Combate ao Crime Organizado, evento idealizado pelo Grupo de Atuação e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPF em Mato Grosso.
A procuradora da República Thereza Luíza Fontenelli Costa Maia, coordenadora do Gaeco, informou que o evento está agendado para ocorrer entre os dias 21 e 24 de maio, no auditório do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT).
A prática de habilidades técnicas voltadas para diferentes finalidades da área de segurança e a formação intelectual buscam o desenvolvimento pessoal e profissional dos membros e servidores que participarão do encontro.
“Novas leis, diretrizes, tecnologias e metodologias surgem com frequência, o que exige atualização constante dos profissionais da segurança pública. Por isso, uma das ações mais importantes do encontro são os treinamentos”, ressalta Thereza Maia.
Ações coordenadas entre as instituições que atuam na segurança pública, treinamentos e palestras serão algumas das ações pensadas pela Secretaria Estadual (SE) para aperfeiçoar e aprimorar as atividades desenvolvidas pelos Grupos de Atuação Especial Contra o Crime Organizado de diversas unidades da federação.
“Durante o encontro, mais do de promover o debate em torno de experiências e troca de conhecimento, queremos capacitar os membros e servidores que exercem funções nos Gaecos; por isso, tivemos a ideia de convidar colegas de outras unidades, que atuam na área de repressão ao crime organizado, para ampliar o alcance das ações que já executamos”, diz o procurador-chefe do MPF em Mato Grosso, Ricardo Pael Ardenghi.
Treinamento – Durante os quatro dias de evento, serão realizados treinamentos voltados ao aperfeiçoamento da expertise dos membros atuantes na área de repressão ao crime organizado, bem como dos promotores de Justiça e membros da força de segurança que atuam nos Gaecos.
“Estamos muito honrados com o desafio para a Procuradoria da República em Mato Grosso de realizar uma capacitação de caráter nacional, tão importante para este momento do Ministério Público Federal”, destaca o secretário Estadual Francisco Pimenta.
Para mais informações: (65) 3612-5000
Fonte: Ministério Público Federal