No domingo (20), a procuradora regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) Janaina Andrade participou de ação de saúde comemorativa ao Mês da Consciência Negra. A ação, promovida pela Secretaria de Saúde de João Pessoa (PB), por meio da Área Técnica de Saúde da População Negra, ocorreu na comunidade quilombola Paratibe, em João Pessoa.
A pedido da PRDC, a Prefeitura Municipal de João Pessoa disponibilizou gratuitamente os serviços de aferição de pressão, testagem rápida para covid-19, além de palestras sobre higiene bucal. A dentista da Unidade de Saúde da Família (USF) Rosa de Fátima Integrada, Cleyce Kelly, destacou que eventos como esse são “importantes para transmitir a cultura sobre a consciência negra, bem como promover a saúde a todos”.
Eduarda Manuela, integrante da comunidade, se beneficiou com a testagem rápida e teve resultado negativo para covid-19. Ela tinha buscado o posto de saúde da região para fazer o teste, mas descobriu que seria mediante agendamento. Com a ação do domingo na comunidade, ela conseguiu realizar o teste.
A comunidade se enfeitou com tecidos e balões coloridos, ofereceu refeições aos participantes do evento. Os visitantes participaram das atividades propostas, iniciadas com uma corrida na escola [Escola Municipal Quilombola Antônia do Socorro Silva Machado]. No período da tarde, houve manifestações folclóricas como capoeira, maculelê e pé de elefante. A presidente da comunidade, Jorlene Nascimento, destacou a importância do evento para dar visibilidade ao quilombo urbano.
“20 de novembro era para ser todos os dias”, disse Joseane Santos, uma das líderes da comunidade, “para resgatar a identidade, continuar, mostrar a negritude, mostrar a raça, mostrar a cor e mostrar a existência porque vão ter que aceitar que estamos aqui e temos que ser respeitados”, explicou.
Ação conjunta – Para além do combate ao racismo, o MPF vem atuando a fim de dar mais visibilidade e fortalecer as diversas comunidades quilombolas presentes no estado, e nesse ano o foco foi a saúde da população negra. Em reunião conjunta da PRDC e promotores da Saúde, lideranças negras e gestores discutiram medidas para melhorar o atendimento dessa população e deliberou-se que, a partir de 18/11 até o fim do mês novembro, os municípios promoveriam ações de saúde exclusivamente voltadas às comunidades quilombolas (confira a ata da reunião AQUI).
Por um país sem racismo – Para chamar a sociedade à reflexão, a unidade do MPF em João Pessoa afixou em sua entrada o banner “Mês da Consciência Negra — POR UM PAÍS SEM RACISMO”. Comemorado no dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra é uma data necessária para lembrar a sociedade sobre a importância de se discutir questões como o combate ao racismo e à discriminação e a necessidade da promoção da igualdade social.
Fonte: Ministério Público Federal