LOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVG
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Política
    • Saúde
    • Justiça
    • Bahia
    • Brasil
    • Cultura
    • Papo OFF
    • Especiais
    • Rádio Peão
    • Últimas
    • Envie sua notícia

    MPF defende seguimento de ação penal contra empresário acusado de sonegar impostos

    • Home
    • Últimas notícias
    • Brasil
    • MPF defende seguimento de ação penal contra empresário acusado de sonegar impostos
    PorRedação em31 de dezembro de 1969
    Share on WhatsAppShare on X (Twitter)Share on FacebookShare on TelegramShare on Email

    Em crimes societários não há necessidade de expor minuciosamente e de forma individualizada a conduta de cada acusado para apresentação de denúncia. Esse é o posicionamento defendido pelo Ministério Público Federal (MPF) ao manifestar-se, no Supremo Tribunal Federal (STF), pelo seguimento da ação penal movida contra empresário acusado de sonegar Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em Santa Catarina. O parecer ministerial foi no HC 217.862, no qual o empresário busca o trancamento da ação em que se tornou réu por sonegação de impostos, na condição de diretor executivo da Salfer. A rede de lojas de eletrodomésticos com sede em Santa Catarina compõe o Grupo Máquina de Vendas.

    Contrário ao argumento da defesa do empresário, o MPF observa que a denúncia apresentada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) foi suficientemente clara e objetiva, a ponto de permitir ao réu “a exata compreensão do que está sendo acusado”. O MPSC comprovou que, em 2018, na qualidade de diretor da empresa e “sujeito passivo de obrigação tributária”, o empresário deixou de recolher o ICMS da Salfer por 17 vezes, gerando prejuízo aos cofres públicos de mais de R$ 7 milhões.

    Para o MPF, a denúncia preencheu os requisitos mínimos do art. 41 do Código de Processo Penal (CPP), apontando a materialidade delitiva e os indícios de autoria do crime. No parecer, o órgão ministerial destaca que o caso não se trata de imputação criminal objetiva, sendo a responsabilidade do diretor executivo recolher os tributos, previsão contida no contrato social da empresa. O documento do MPF cita voto do ministro Marco Aurélio, no qual, segundo ele, “a denúncia que, nos crimes societários, narra fato típico determinado e específico e o imputa aos sócios diretores da empresa não revela acusação genérica”.

    A subprocuradora-geral da República Cláudia Marques, que assina a manifestação, destaca diversos acórdãos do STF que consolidam a jurisprudência compatível com o recebimento da denúncia e o seguimento da ação penal. O Tribunal Supremo entende que é dispensável, em casos de crimes societários, descrição minuciosa, mostrando-se coerente “com os postulados do contraditório e da ampla defesa que se exponha o vínculo dos acusados com a sociedade comercial e que se narre as condutas delituosas de forma a possibilitar o exercício do direito de defesa”.

    Marques esclarece que o trancamento da ação penal exigiria o revolvimento de provas e que a medida, pela via do habeas corpus, é excepcional. “O que é relevante no caso é que a descrição feita na denúncia permite ao paciente a exata compreensão do que está sendo acusado, sendo certo que a apuração da autoria diz respeito ao mérito da ação penal e será objeto da prova a ser produzida no curso da instrução, não sendo razoável a pretensão do impetrante de abortar prematuramente o processo criminal, sem permitir que o Ministério Público prove a sua imputação”, finalizou.

    Íntegra da manifestação no HC 217.862/SC

    Fonte: Ministério Público Federal

    Redação
    Redação

    Veja também

    Lula Jerônimo

    Foto: Divulgação

    23 de junho de 2025

    Lula confirma presença no 2 de Julho na Bahia em meio a agenda de viagens pelo país


    Quero ler
    23 de junho de 2025

    Ministério Turismo promete regulamentação de viagens de balão após acidente com mortos em Santa Catarina


    Quero ler
    23 de junho de 2025

    Em Muritiba, governador Jerônimo Rodrigues acompanha forró em homenagem a profissionais da limpeza pública


    Quero ler

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2025 OffNews - Por dentro da notícia na Bahia e no Brasil. Todos os direitos reservados.
    Usamos cookies para garantir melhor experiência em nosso site. Se você continuar a acessar nosso site, entenderemos que está de acordo.OkPolítica de Privacidade