O Ministério Público Eleitoral (MPEleitoral) se reuniu nesta quinta-feira (17) para tratar da atuação no período eleitoral no estado de Roraima. A reunião aconteceu de forma híbrida, presencial e virtual, com os procuradores Ministério Público Federal (MPF) e promotores de justiça do Ministério Público Estadual de Roraima (MPRR).
A ocasião serviu como forma de alinhamento entre órgãos, que compõem a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE-RR), e que este ano atuarão nas eleições para os cargos de governador, senador e deputados estaduais e federais. Os assuntos em pauta destacaram a atuação em situações como abuso dos poderes econômico e político, compra de votos, captação e gastos ilícitos de recursos e violência política de gênero.
“A reunião foi muito proveitosa para discussão de temas de interesse da função eleitoral, com destaque para as eleições de 2022, aproximando ainda mais as instituições. Esse alinhamento é fundamental para que o Ministério Público Eleitoral possa atuar de forma a garantir um pleito legítimo”, avaliou o procurador Regional Eleitoral em Roraima, Alisson Estrela Bonfim.
O MPEleitoral atua na defesa do regime democrático, intervindo no processo eleitoral, em todas as fases: inscrição dos eleitores, convenções partidárias, registro de candidaturas, campanhas, propaganda eleitoral, votação, diplomação dos eleitos. A composição do órgão é de membros do Ministério Público Federal e do Ministério Público Estadual.
Fonte: Ministério Público Federal