Nesta semana o Interesse Público inicia uma nova série informativa: Mercado Humano – Os Vestígios do Tráfico de Pessoas traz três reportagens que relacionam os principais crimes ligados a essa prática. A primeira matéria trata da principal finalidade desse tipo de tráfico: a exploração sexual das vítimas. Você vai ver ainda como agem os aliciadores, de que forma a pandemia afetou esse universo e como o Ministério Público Federal (MPF) vem coibindo o tráfico de seres humanos.
A equipe do IP no Amazonas fala sobre o garimpo ilegal, que causa danos não somente ao meio ambiente, mas também às comunidades que vivem próximas de onde ocorre a exploração da terra. Para identificar os prejuízos socioambientais, o MPF e a organização não-governamental Conservação Estratégica (CSF-Brasil) lançaram a Calculadora de Impactos de Garimpo Ilegal de Ouro. A ferramenta é capaz de computar os valores dos danos causados pela extração ilícita de ouro.
Ainda nesta edição, vai ao ar a última reportagem da série especial MPF nas Praias. Desta vez, o assunto é o lançamento de esgoto não tratado no litoral de São Luís, no Maranhão. A partir de ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal, a Justiça Federal determinou que a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) faça adequações para seguir aos parâmetros do licenciamento ambiental para o lançamento de efluentes líquidos e sólidos pelas suas estações de tratamento de esgoto (ETEs), no prazo de até seis meses.
Onde assistir – O Interesse Público é veiculado nacionalmente pela TV Justiça às sextas-feiras, às 20h, com reprise aos domingos, às 17h30, e em outros dias da semana. O programa também é retransmitido por emissoras parceiras nos estados do Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Você também pode acompanhar o programa pela internet, no site da TV Justiça, ou acessar as reportagens no Canal MPF, no YouTube.
O IP é uma revista eletrônica semanal produzida pela Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria-Geral da República, em parceria com a produtora Chá com Nozes e com a colaboração das unidades do MPF em todo o país.
Fonte: Ministério Público Federal