O Ministério Público Federal (MPF) divulgou, nesta segunda-feira (13), o resultado final do 25º processo seletivo de estagiários. Vinte e três candidatos foram aprovados. Também foi publicado edital de convocação de 13 aprovados, que devem enviar por e-mail ao Núcleo de Gestão de Pessoas a documentação exigida no edital, para dar início ao ingresso no Programa de Estágio do MPF. Será considerado desistente o candidato que não se manifestar no prazo.
A convocação de estudantes que compõem o cadastro reserva pode ocorrer à medida que surgirem vagas durante o período de vigência da seleção – seis meses, podendo ser prorrogado por igual período. O 25º processo seletivo ofertou 12 vagas. As provas ocorreram em 15 de outubro, na Escola Deusolina Salles Farias. O concurso teve 130 inscrições confirmadas, e 68 estudantes se submeteram aos exames.
No MPF, o estudante de direito tem oportunidade de estagiar em gabinete de procurador da República, na atuação do órgão como fiscal da lei e nas áreas cível, criminal e eleitoral. Além de auxiliar no estudo de peças processuais, o estagiário do MPF desenvolve pesquisas jurisprudenciais, doutrinárias e de legislação, colabora na elaboração de documentos internos, e desempenha outras atividades correlatas com a área de formação acadêmica.
Por quatro horas de atividades diárias, totalizando 20 horas semanais, o estagiário do MPF é remunerado com bolsa de R$ 976 mais auxílio-transporte de R$ 11 por dia efetivamente estagiado. Outros benefícios são o recesso remunerado de 30 dias a cada ano de estágio e seguro contra acidentes de trabalho. O contrato tem duração de até um ano, podendo ser estendido até a data da colação de grau do estagiário, desde que não exceda o prazo de dois anos. Ao final, o estudante recebe termo de realização de estágio.
Fonte: Ministério Público Federal