Em mensagem disponibilizada nas redes interna e sociais do Ministério Público Federal (MPF), o procurador-geral da República, Augusto Aras, parabenizou todas as brasileiras pelo Dia Internacional da Mulher, além de reiterar o compromisso pessoal e institucional na defesa “dos pilares constitucionais de uma sociedade plural e livre de discriminações”. O texto destaca ações implementadas ao longo dos últimos três anos e meio no âmbito da Procuradoria-Geral da República e também no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para o enfrentamento de questões como violência doméstica a baixa representatividade feminina na política, entre outras.
“Nos últimos anos, atuei na implementação de ações efetivas da valorização da mulher, como a campanha “Respeito e Diversidade” (endereçada à luta contra o discurso de ódio e pela disseminação da cultura de paz e o respeito à diversidade, incluindo a de gênero), o “Movimento em Defesa dos Direitos das Vítimas” (direcionada à política de inclusão dos mais vulneráveis) e a criação da Ouvidoria Nacional das Mulheres e da rede de apoio às mulheres gestantes e lactantes”, destaca um dos trechos da mensagem.
O PGR também lembra que sua gestão à frente do MPF valoriza a presença feminina em postos de destaque e relevância. Duas mulheres que integram o quadro do MPF ocupam os cargos de vice-procuradora-geral da República e secretária-geral do MPU, as subprocuradoras-gerais Lindôra Araújo e Eliana Torelly, respectivamente. Além delas, outras procuradoras e servidoras foram designadas por Aras para postos de comando e coordenação, em mais uma demonstração “ da vocação e compromisso institucional do Parquet com a consolidação do espaço conquistado pelas mulheres e proteção contra o retrocesso de direitos”.
Confira a íntegra abaixo.
Mensagem do PGR em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Neste dia 08 de março de 2023, o Ministério Público Federal vem mais uma vez reforçar seu compromisso com o combate à violência contra a mulher, bem como com a defesa intransigente da igualdade de oportunidades e de gênero no Brasil.
Nos últimos anos, atuei na implementação de ações efetivas da valorização da mulher, como a campanha “Respeito e Diversidade” (endereçada à luta contra o discurso de ódio e pela disseminação da cultura de paz e o respeito à diversidade, incluindo a de gênero), o “Movimento em Defesa dos Direitos das Vítimas” (direcionada à política de inclusão dos mais vulneráveis) e a criação da Ouvidoria Nacional das Mulheres e da rede de apoio às mulheres gestantes e lactantes.
Na frente administrativa, valorizamos a presença feminina em postos de destaque e relevância. Não à toa, duas mulheres que integram o quadro do MPF ocupam os cargos de vice-procuradora-geral da República e secretária-geral do MPU, as subprocuradoras Lindôra Araújo e Eliana Torelly, respectivamente. Muitas outras compõem a equipe em mais uma demonstração da vocação e compromisso institucional do Parquet com a consolidação do espaço conquistado pelas mulheres e proteção contra o retrocesso de direitos.
Apesar de tanto esforço, ainda há muito o que fazer. Por essa razão, e em nome do Ministério Público Federal, ao tempo em que parabenizo todas as brasileiras pelo Dia Internacional da Mulher, reiteramos nosso compromisso irrestrito em favor da confirmação dos pilares constitucionais de uma sociedade plural e livre de discriminações.
Augusto Aras
Procurador-Geral da República
Fonte: Ministério Público Federal