LOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVG
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Política
    • Saúde
    • Justiça
    • Bahia
    • Brasil
    • Cultura
    • Papo OFF
    • Especiais
    • Rádio Peão
    • Últimas
    • Envie sua notícia

    Detran deve oferecer exame de CNH para pessoas com deficiência em Uberlândia (MG)

    • Home
    • Últimas notícias
    • Brasil
    • Detran deve oferecer exame de CNH para pessoas com deficiência em Uberlândia (MG)
    PorRedação em31 de dezembro de 1969
    Share on WhatsAppShare on X (Twitter)Share on FacebookShare on TelegramShare on Email

    O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) obtiveram liminar para que o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) passe a disponibilizar, no prazo de 120 dias úteis, todos os exames necessários para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas com deficiência em Uberlândia (MG).

    A decisão foi proferida pela Justiça Federal após ação civil pública do MPF e do MP-MG para descentralizar os serviços relativos à emissão de CNH para pessoas com deficiência em Minas Gerais. Caso não cumpra a decisão, o Detran-MG deverá pagar multa diária de R$ 100 mil, podendo chegar ao máximo de R$ 10 milhões.

    Atualmente, as pessoas com deficiência de Uberlândia são obrigados a comparecer em clínica credenciada na capital Belo Horizonte, sem a possibilidade de realizar os exames em outra região do estado. O deslocamento necessário para os exames ultrapassa 500 quilômetros. Ao acatar o pedido de liminar, o juiz considerou a possibilidade de dano coletivo diário, imposto às pessoas com deficiência, pela omissão do estado ao não cumprir a legislação vigente.

    Por determinação da Lei Estadual nº 12.032/95, a Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais é obrigada a instalar banca examinadora nas cidades em que funcionam suas regionais. Além disso, legislação de 2014 acrescentou que cabe ao estado adotar medidas para assegurar o acesso de pessoas com deficiência, de todas as regiões mineiras, ao local de realização dos exames para CNH, por meio da descentralização da Comissão de Exames Especiais do Detran-MG para as cidades-sede das Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp).

    Omissão e inércia – Para a Justiça Estadual, a legislação apresenta um comando “exauriente, impositivo e que independe de norma regulamentar”, devendo ser reconhecida, então, a omissão do estado mineiro. A decisão ressalta que, embora seja possível a argumentação da onerosidade para os cofres públicos, o alcance social da lei supera quaisquer óbices operacionais ou financeiros e que, por esse motivo, “é injustificável a inércia do estado por quase uma década”.

    Na liminar, a Justiça afirma que a implantação de medidas destinadas a assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e liberdades fundamentais por pessoa com deficiência demanda atuação complexa por parte do poder público. As medidas, nesse contexto, visam a inclusão social e cidadania, conforme o Estatuto da Pessoa com Deficiência.

    A Justiça considerou, na decisão, que a falta de recursos para o custeio de despesas com deslocamento e hospedagem em Belo Horizonte coloca grande parte desses cidadãos à margem da sociedade. E que, além disso, mesmo para as pessoas com capacidade financeira, “a imposição desses gastos afronta os princípios constitucionais da proporcionalidade e da razoabilidade, assim como o princípio vetor da isonomia de tratamento entre os brasileiros”.

    A ação movida pelo MPF e pelo MP-MG segue tramitando, inclusive para análise do pedido de pagamento de indenização por danos morais coletivos. Da decisão liminar, cabe recurso.
    (Ação civil pública nº 1011987-87.2020.4.01.3803)

    * Texto produzido pela redação virtual do MPF

     

     

     

    Fonte: Ministério Público Federal

    Redação
    Redação

    Veja também

    18 de julho de 2025

    ”ACM Neto pode falar sobre alijar aliados com propriedade”, responde Éden


    Quero ler
    18 de julho de 2025

    Pré-candidatos à reeleição, ao entrar na Trend do Orkut, Coronel coloca Jaques Wagner entre os melhores amigos


    Quero ler
    18 de julho de 2025

    João Leão volta a se colocar à disposição para disputar contra Jerônimo Rodrigues em caso de desistência de ACM Neto


    Quero ler

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2025 OffNews - Por dentro da notícia na Bahia e no Brasil. Todos os direitos reservados.
    Usamos cookies para garantir melhor experiência em nosso site. Se você continuar a acessar nosso site, entenderemos que está de acordo.