LOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVG
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Política
    • Saúde
    • Justiça
    • Bahia
    • Brasil
    • Cultura
    • Papo OFF
    • Especiais
    • Rádio Peão
    • Últimas
    • Envie sua notícia

    Após duas recentes condenações, terceiro caso de racismo é denunciado em Rio Grande (RS)

    • Home
    • Últimas notícias
    • Brasil
    • Após duas recentes condenações, terceiro caso de racismo é denunciado em Rio Grande (RS)
    PorRedação em31 de dezembro de 1969
    Share on WhatsAppShare on X (Twitter)Share on FacebookShare on TelegramShare on Email

    O Ministério Público Federal (MPF) ofereceu denúncia contra uma policial militar do Rio Grande do Sul que publicou comentários racistas aos povos indígenas na postagem de uma notícia divulgada em um portal de notícias de grande circulação do estado que falava sobre a abertura de investigações a respeito de conflito ocorrido em uma reserva indígena no RS.

    De acordo com o MPF, o comentário que originou a denúncia discrimina os povos indígenas, inferiorizando-os tão somente pela sua condição étnica ao induzir ao pensamento de que indígenas seriam pessoas inaptas para o trabalho, algo evidentemente negativo para a sociedade, e também indicando que eles seriam criminosos que não respondem por seus atos, fato absolutamente inverídico e que induz ao ódio contra esse grupo étnico.

    A policial pode ser condenada a até 5 anos de reclusão, ao pagamento de multas, além de sanções administrativas cabíveis visto que a pena do crime de racismo é maior se o ato é cometido por intermédio dos meios de comunicação social, de publicação em redes sociais, da rede mundial de computadores ou mesmo de publicação de qualquer natureza.

    Em 12 de janeiro deste ano, foi sancionada a Lei 14.532 que aumentou a pena da antiga injúria racial para 2 a 5 anos de reclusão, equiparando-a ao crime de racismo. A lei ainda aumentou a pena no caso de os crimes serem praticados por funcionário público.

    Condenações – 
    Em julho do ano passado, denúncia encaminhada pelo MPF resultou na condenação de um policial federal pelo crime de injúria racial contra mulher negra, praticado valendo-se da sua condição de agente da Polícia Federal.

    Outro caso denunciado pelo MPF teve sentença em novembro de 2022, pela Justiça Federal em Rio Grande. O réu foi condenado a 2 anos de reclusão pela prática do crime de racismo contra indígenas.

    Segundo o procurador da República Daniel Luis Dalberto, “lamentavelmente, dois dos casos foram cometidos por policiais, justamente servidores públicos que têm, entre as obrigações funcionais, o conhecimento da lei e a fiscalização do seu cumprimento”.

    Das condenações em 1ª instância cabem recursos.

    Fonte: Ministério Público Federal

    Redação
    Redação

    Veja também

    13 de julho de 2025

    Jerônimo cita “cheiro” de golpe em movimento de Trump pró-Bolsonaro: “nós não podemos brincar com essa situação, se o Lula vacilar a gente volta a ter outro golpe”


    Quero ler
    13 de julho de 2025

    ACM Neto diz que facções “tocam o terror” no Baixo Sul: “Polícia virou vítima do banditismo na Bahia”


    Quero ler
    13 de julho de 2025

    Governador Jerônimo se reunirá com presidente da FIEB para tratar dos prejuízos para Bahia com a taxação de Trump: “produtor não pode pagar para exportar”


    Quero ler

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2025 OffNews - Por dentro da notícia na Bahia e no Brasil. Todos os direitos reservados.
    Usamos cookies para garantir melhor experiência em nosso site. Se você continuar a acessar nosso site, entenderemos que está de acordo.