O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) aprovou na quinta-feira (4) as contas do ex-prefeito de Santana, no interior do estado, Marco Aurélio dos Santos Cardoso, conhecido como Marcão. As contas são referentes ao exercício de 2022.
Marcão Cardoso foi prefeito de Santana por quatro mandatos e, recentemente, foi nomeado para um cargo estratégico no governo da Bahia. Conforme ato da Governadoria, assinado pelo governador Jerônimo Rodrigues, ele passa a exercer a função de Assistente Especial, lotado no Quadro Especial da Casa Civil, com atuação na Secretaria de Relações Institucionais (Serin).
A nomeação é vista como um reconhecimento à trajetória de Marcão, além de refletir a confiança do governador em sua liderança e capacidade técnica.
Marcão já ocupou diversos cargos de destaque ao longo da carreira: foi diretor da União dos Municípios da Bahia (UPB) sob diferentes presidências, superintendente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), chefe de gabinete da Bahia Pesca entre 2013 e 2016, além de ter presidido o Consórcio de Saúde da Bacia do Rio Corrente (CISBARC) por dois mandatos.
Além disso, ele esteve à frente do Consórcio Intermunicipal da Bacia do Rio Corrente (CIBARC) no biênio 2023/2024 e, no mesmo período, atuou como diretor de Infraestrutura da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FecBahia).
Na Serin, Marcão trabalha ao lado de Adolpho Loyola, atual titular da pasta e um dos principais nomes de confiança do governador Jerônimo Rodrigues.