O deputado estadual Júnior Muniz (PT) celebrou a inauguração da fábrica da BYD nesta terça-feira (1º), em Camaçari, o que segundo ele simboliza um divisor de águas para a indústria baiana. Durante a cerimônia, a empresa apresentou o primeiro BYD Dolphin Mini 100% brasileiro – o modelo elétrico mais vendido do país.
“A abertura da fábrica da BYD representa uma nova fase na indústria baiana, que está na vanguarda nacional da sustentabilidade e da revolução do setor energético, alinhando inovação e aplicação inteligente dos recursos naturais com a produção de veículos elétricos”, afirmou.
O ato de inauguração contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), do prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), da vice-presidente global da BYD, Stella Li, e do vice-presidente sênior da empresa no Brasil, Alexandre Baldy.
Para Júnior Muniz, que acompanhou todas as fases da negociação para a vinda e a instalação da empresa na Bahia, a atuação conjunta do governador Jerônimo, do prefeito Luiz Caetano e do governo federal foi fundamental para “criar toda a infraestrutura necessária para recepcionar essa gigante mundial de veículos elétricos, tirando do papel um empreendimento tão importante para o desenvolvimento do estado”.
Foram apenas 15 meses entre o início das obras e a entrega do primeiro veículo em caráter experimental. A BYD está investindo R$ 5,5 bilhões no complexo de Camaçari — em uma megaestrutura que ocupa 4,6 milhões de metros quadrados, equivalente a 645 campos de futebol. A fábrica começa com capacidade anual de produzir 150 mil veículos, com expansão planejada para 300 mil na segunda fase, com geração de cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos.