Convidado de honra do encontro nacional promovido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), realizado nesta segunda-feira (16), em Salvador, o vereador Randerson Leal (Podemos), ex-presidente do Ibametro, destacou a importância da atuação do órgão baiano e nacional na proteção diária do consumidor.
“Então, é um prazer enorme rever esses amigos. E, claro, onde tem qualquer ação que se tenha em benefício à comunidade, ao cidadão, o vereador tem que estar aqui presente para que a gente possa sair daqui com mais entusiasmo ainda para fazer esse trabalho de proteção ao consumidor”, destacou Leal.
“Estou muito feliz de receber o convite do Inmetro, através do nosso presidente, o presidente Márcio André. Então, a gente fica feliz por rever grandes amigos. Construímos uma história aqui no Inmetro, na defesa do cidadão, na defesa do consumidor brasileiro, em especial aqui na Bahia, quando fui dirigente do Ibametro”, pontuou o político.
O parlamentar destacou a operação Posto Legal, uma iniciativa da sua gestão à frente do Ibametro, e chamou atenção para a importância da fiscalização em períodos de grande apelo comercial.
“E quando se fala em consumidor, nós já falamos em cada cidadão e cada cidadã. Todo mundo é consumidor em algum momento. Então, nós, quando tivemos a frente do Ibametro, desenvolvemos várias ações em conjunto, diga-se de passagem com o PROCON, com o CODECON, com a Secretaria da Fazenda, com Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento de Polícia Técnica, a operação que foi de forma pioneira aqui na Bahia, a Operação Posto Legal”, destacou o parlamentar.
“A operação que reunia todos esses para fiscalizar os postos de combustível por toda a Bahia. Então o resultado foi muito importante para o consumidor, afinal de contas, o papel do Ibametro, ele verifica a quantidade do combustível. Já a ANP, que também faz parte dessa operação, verifica a qualidade. Então o cidadão, quando vai abastecer o carro, ele quer sim que tenha combustível com qualidade, mas quer também que seja depositado dentro do seu tanque o combustível, a quantidade correta que ele está pagando”, reforçou Leal.
“Além de produtos que estão à disposição do consumidor, como você bem falou aqui, produtos que da semana da criança, do dia das crianças, do São João, então os fogos de artifício, pode verificar, você só vai adquirir fogos que tenham na sua caixa o selo do Inmetro. Você só vai adquirir brinquedos para dar à sua criança aqueles que tenham o selo do Inmetro, que é a garantia que aquele brinquedo é com qualidade, aquele produto ali não vai ocasionar nenhum tipo de acidente com aquela criança. Então, tudo isso é verificado pelo Ibametro. Então, eu costumo dizer, ao você acordar e anoitecer, você tem uma ação do Inmetro e consequentemente do Ibametro, que é um braço do Inmetro aqui na Bahia. Proteção do consumidor e do cidadão baiano”, arrematou Randerson Leal.