LOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVG
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Política
    • Saúde
    • Justiça
    • Bahia
    • Brasil
    • Cultura
    • Papo OFF
    • Especiais
    • Rádio Peão
    • Últimas
    • Envie sua notícia

    Em Lençóis, governador Jerônimo Rodrigues recebe Comenda de Honra ao Mérito durante Congresso do MPBA

    • Home
    • Últimas notícias
    • Bahia
    • Em Lençóis, governador Jerônimo Rodrigues recebe Comenda de Honra ao Mérito durante Congresso do MPBA
    PorRaul Aguilar em28 de maio de 2025
    Share on WhatsAppShare on X (Twitter)Share on FacebookShare on TelegramShare on Email

    Evento reforça parceria entre o Governo do Estado e o Ministério Público na promoção da cidadania e justiça social.

    Com expectativa de reunir cerca de 500 promotores e procuradores de Justiça de diversas regiões baianas, o XIV Congresso Estadual do Ministério Público da Bahia (MPBA) acontece desta quarta-feira (28) até sexta-feira (30), em Lençóis, na Chapada Diamantina. O evento é realizado pela Associação do Ministério Público do Estado da Bahia (Ampeb) e conta com o apoio do Governo do Estado, do Ministério Público da Bahia (MPBA) e da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp).

    A solenidade de abertura, nesta quarta-feira (28), contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, que recebeu a Comenda de Honra ao Mérito da Ampeb. A condecoração é em reconhecimento aos avanços institucionais promovidos em sua gestão e pelas contribuições ao fortalecimento do Ministério Público baiano.

    “Essa homenagem significa que, em parceria, podemos construir um estado mais justo e eficiente. Me orgulha ser governador da Bahia, que tem o Ministério Público com essa característica. Então, é essa energia que me faz agradecer a honraria que recebi hoje e digo que não é pessoal, mas uma honraria institucional”, agradeceu o chefe do Executivo.

    O congresso retoma a sua realização após quase uma década e tem como principais objetivos o fortalecimento dos laços institucionais, a troca de experiências entre os membros do MP e a discussão de boas práticas e estratégias para aprimorar a atuação ministerial. A programação abrange temas contemporâneos e urgentes como meio ambiente, segurança pública, crime organizado, infância e juventude, saúde pública, urbanismo social, tecnologia da informação e combate à corrupção.

    “A nossa missão é ser guardião da cidadania e servir à população baiana na implementação daqueles direitos mais fundamentais, que são os direitos coletivos. E temos feito isso com bastante força e uma parceria profunda com o Estado da Bahia, que tem esse olhar também voltado para a população mais vulnerável e para as questões mais importantes, como a segurança pública, o desenvolvimento humano e a sustentabilidade”, destacou o procurador-geral de Justiça do MPBA, Pedro Maia.

    Com atuação independente e essencial à função jurisdicional do Estado, o Ministério Público atua na defesa do regime democrático, dos direitos humanos e na fiscalização da administração pública. Suas áreas de atuação incluem educação, saúde, meio ambiente, proteção de minorias, combate à corrupção, infância e juventude, cidadania e comunidades tradicionais.

    Parcerias e projetos com o Governo do Estado
    O Governo do Estado apoiou o congresso, por meio da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), Embasa e Bahiagás, com o objetivo de impulsionar o turismo institucional e inserir microempresas locais no debate sobre geração de emprego e renda, especialmente em regiões como a Chapada Diamantina.

    “Temos uma ação de atração de eventos corporativos, e junto com o Ministério Público, reunimos aqui, na Chapada Diamantina, todos os procuradores do estado. É uma maneira de descentralizar estes eventos, para elevar a taxa de ocupação hoteleira no período que chamamos de “baixa estação“ na Bahia”, explicou o secretário de Turismo, Maurício Bacelar.

    Diversas iniciativas realizadas em conjunto com o Estado também vêm ganhando destaque, como o Programa Bahia pela Paz, que atua na prevenção da violência e inclusão social de jovens de 12 a 29 anos e o Projeto Raízes da Cidadania, que monitora os indicadores sociais e a atuação integrada nas áreas de saúde, educação e meio ambiente.

    O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, acrescentou que a parceria se estende também à Caravana de Direitos Humanos. “É uma iniciativa itinerante de acesso à justiça, promoção e garantia de direitos fundamentais, que permite um diálogo direto com a população. Portanto, essa é mais uma de muitas agendas em comum que temos com o MP, uma instituição fundamental para a concretização desse trabalho’, acrescentou Felipe.

    Mais informações e a programação completa do evento estão disponíveis no site oficial: https://congressoestadualmpba.com.br

    Repórter: Simônica Capistrano/GOVBA

    Raul Aguilar
    Raul Aguilar

    Veja também

    1 de julho de 2025

    ACM Neto diz que, para mudar a segurança na Bahia, “tem que mexer no governador”


    Quero ler
    1 de julho de 2025

    Una: Governo do Estado autoriza retomada de obras na BA 676


    Quero ler
    Lula Jerônimo

    Foto: Divulgação

    1 de julho de 2025

    Governador Jerônimo Rodrigues e presidente Lula participam das celebrações dos 202 anos da Independência da Bahia, neste 2 de Julho


    Quero ler

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2025 OffNews - Por dentro da notícia na Bahia e no Brasil. Todos os direitos reservados.
    Usamos cookies para garantir melhor experiência em nosso site. Se você continuar a acessar nosso site, entenderemos que está de acordo.OkPolítica de Privacidade