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    Com nova rota direta entre China e Brasil, Salvador passa a receber navios do Porto de Gaolan

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    PorRaul Aguilar em19 de abril de 2025
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    O Porto de Gaolan, localizado em Zhuhai, no sul da China, passou a ter conexão marítima direta com os portos brasileiros de Santana (AP) e Salvador (BA). A cerimônia de inauguração foi realizada em Brasília, nesta segunda-feira (14), e contou com a presença de representantes do governo popular municipal de Zhuhai, da Embaixada da China no Brasil, do governo federal e do Grupo Parlamentar Brasil-China da Câmara dos Deputados.

    O presidente do grupo parlamentar Brasil-China, o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA) participou da solenidade e destacou a importância estratégica da nova ligação marítima para o fortalecimento das relações comerciais entre os dois países. “Estamos inaugurando a primeira rota marítima direta da China para o Brasil. E olha onde vai parar esse navio: Salvador. É um momento muito especial, exatamente nessa circunstância quando estão tentando separar o mundo. O Brasil e a China estão se integrando para se integrar ao mundo, aumentando as relações comerciais. É um grande momento para a China, para o Brasil e para aqueles que acreditam num mundo multipolar”, afirmou Almeida.

    Durante o evento, houve uma contagem regressiva com imagens do cargueiro desatracando do Porto de Gaolan rumo ao Brasil, simbolizando o início da operação da nova rota. O embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, ressaltou que a iniciativa representa um passo importante na implementação dos acordos firmados entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Xi Jinping, durante a visita do presidente brasileiro à China, em 2023.

    De acordo com Zhu, a rota fortalece a estratégia brasileira de desenvolvimento frente aos desafios do comércio internacional no atual cenário de guerras tarifárias. “China e Brasil são duas forças positivas para a estabilidade e prosperidade no mundo. E vamos continuar ampliando e aprofundando as cooperações”, afirmou.

    Representando o Ministério dos Portos e Aeroportos, o secretário Dino Antunes Dias Baptista também enfatizou que a nova conexão é um sinal de mais integração e menos barreiras comerciais.

    A principal vantagem da rota é a redução no tempo de transporte – que pode chegar a até 30 dias a menos – além da economia de mais de 30% nos custos logísticos. Os navios seguirão diretamente do sul da China, atravessando o Estreito de Malaca e o Cabo da Boa Esperança, até os portos de Santana e Salvador, com destino direto à zona econômica do Brasil.

    Com informações de Iram Alfaia

    Raul Aguilar
    Raul Aguilar

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