A deputada estadual Fátima Nunes (PT) foi eleita primeira vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) em votação ocorrida nesta terça-feira (15).
Durante coletiva com a imprensa, Ivana Bastos (PSD), atual presidente da AL-BA, destacou a importância simbólica e política dessa conquista, visto que é a primeira vez na história que duas mulheres ocupam os principais cargos da casa legislativa baiana.
“A sensação de dever cumprido de realização. A deputada Fátima Nunes, uma parceira, uma mulher simples, guerreira, uma deputada atuante. E eu tenho certeza que ao lado de Fátima nós vamos trabalhar muito, porque nós sonhamos, nós acreditamos e nós somos capazes”, declarou Ivana.
Ao comentar sobre o impacto da eleição de se ter duas mulheres no comando da Assembleia, Ivana destacou que essa seria um recado de força feminina. “A gente precisa ter a oportunidade. A oportunidade está dada. Hoje, com coragem e determinação, duas mulheres estão liderando esta Casa. Isso mostra que somos capazes, sim, de conduzir os trabalhos com seriedade, com sensibilidade e com firmeza”, declarou.
Ela lembrou ainda das dificuldades históricas enfrentadas pelas parlamentares, inclusive para aprovar projetos, e celebrou o avanço representado por esse novo cenário.
A sessão desta terça-feira também ficou marcada por uma agenda intensa de votações e promulgações. Ivana fez questão de pontuar o esforço coletivo para valorizar a produção legislativa dos deputados. “Promulgamos cinco leis, votamos projetos de resolução, concedemos dois títulos de cidadão e apreciamos proposições do Executivo e do Legislativo. Foi um dia de muito trabalho, um dia histórico”, destacou. Segundo ela, o plenário registrou a presença de 54 deputados, um número expressivo especialmente por se tratar da véspera da Semana Santa, período em que tradicionalmente a Casa tem menor movimentação.
A presidente da Alba ainda destacou o papel de parceria do governador Jerônimo Rodrigues, enfatizando que, apesar da colaboração, não há interferência do Executivo nas decisões internas do Legislativo. “O governador torce para que a Casa ande bem, e prestigiou nossa atuação, inclusive com a promulgação inédita de projetos aqui no plenário”, disse Ivana. Para ela, esse gesto reforça o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos parlamentares, especialmente pelas deputadas.