Juca Aleixo retorna com sua pena de ganso para narrar que aliança na política é diferente de casamento e só acaba com traição.
Aliança histórica
Corre nos bastidores que a insatisfação do megaempresário com o presidente poderá ter reflexos no Estado e precipitar a formação de uma aliança histórica. A nova relação, construída sob as bençãos dos Reis, tem como cláusula a entrega antes da combinação. Fazendo uso da puro sangue, não faltará dinheiro e nem vontade para instaurar uma nova era na Bahia.
Cadeia Para Intermediário
A guerra de provocações entre quadros do PT e União Brasil, em defesa da abertura de CPIs que nunca serão abertas, levou medo para os intermediários das negociatas. Interlocutores garantem que se for investigar o lixo da Bahia, vai levar para trás das grades prefeitos, presidentes de Câmara, de partido, advogados, secretários, servidores de licitações etc; se a mira estiver sobre os respiradores, o que vai ter de ex-secretários, superintendentes, e secretários presos, não vai estar no gibi.
O Vice
A troca de elogios públicos e a colada do prefeito de Jequié com o governador durante a ampla agenda na cidade serviu como prova, para quem presenciava, do interesse mútuo de uma parceria para chapa de 2026. Pela projeção que o prefeito tomou e pela influência que conta entre os gestores baianos, Cocá tem ocupado o topo nas avaliações dos nomes para estar na vice. Depois deste final de semana, importantes analistas apontaram que ele deu passadas largas para estar com o Governo e que não será mais capaz de caminhar com a Oposição.
Gesto?
A ausência do ministro da Casa Civil em Jequié chamou atenção. O motivo alegado para falta foi a agenda cheia com os assuntos de Brasília, mas o comentário geral foi que o Correria ainda não perdoou o prefeito pelo movimento de 2022. Há quem avalie que uma eventual declaração pública de seu compromisso com à reeleição de Jerônimo poderá ser o gesto capaz de resgatar a confiança.
Atração fatal
O simbolismo dos elogios públicos do ex-governador César Borges é prova de que fraturas ocorridas no passado não podem ser esquecidas. O novo Carlismo foi construído sobre os cadáveres do antigos vassalos de ACM. Enquanto isso, o Neo Petismo conquista adeptos pelo humanismo, marca dos seus primeiros quatro anos de gestão, que foi sufocada pela burocracia.
Sacrifício
A estratégia do PT de absorver advesários sem levar em conta seu posicionamento político ou alinhamento ideológico tem gerado incômodo nos aliados e poderá ter reflexo em 2026. Muita gente que saiu magoada da eleição de 2024, por não ter recebido o apoio esperado, não vai embarcar de corpo e alma em uma campanha caso saibam que seu adversário poderá ser o grande vencedor, recebendo os louros do gesto, de 2026, em 2028.
Travado
Sem o Gás do Governo para alimentar as termoelétricas e vendo cada vez mais crescer a influência dos irmãos carnívoros sobre o governo e o presidente, o megaempresário estaria com disposição para se aventurar em uma nova empreitada, desde que comprovada sua viabilidade. Dizem que anda chateado com a Trindade baiana, que segundo tem dito a interlocutores anda mais preocupada em resolver seus próprios problemas do que dos aliados.
Destravado
A ascensão do ex-OAB para o comando da Comissão Especial de Óleo e Gás da entidade nacional será de suma importante para dar celeridade jurisdicional às mudanças necessárias das leis aos novos tempos.
Sem glamour
A nova peregrinação do ex-Prefeito de Salvador ao interior da Bahia será baseado no corpo a corpo e não no palanque. Em 2021, ele apostou em conhecer as potencialidades econômicas e políticas do Estado. Em 2025, o foco está nas potencialidades de sua gente, de visita às feiras e aos comércios, de rincões e brejões, o contato olho no olho dará a tônica.
Veto
Após o tour de ataques contra o ex-Prefeito em entrevista após portais e podcasts da capital, o prefeito de Luís Eduardo Magalhães teve seu título de Cidadão Baiano travado na ALBA. Para confirmar o recado, o ex-líder da Oposição fez uma série de pontuações sobre gratidão e caráter no seu discurso em plenário, antes de comentar que a Oposição não apoiaria a empreitada.
Fora do Script
A saída do script do Líder durante entrevista com o dono do MDB na Bahia gerou um climão e, segundo importantes interlocutores, rendeu uma senhora bronca ao apresentador nos bastidores. O questionamento sobre o valor apreendido nas malas, combinando com o retrucamento de ambas as partes, e a resposta evasiva do entrevistado, serviu para reacender os haters, que foram nas postagens e nas redes do cacique atacá-lo. E ele, pelo perfil reativo, não deixou barato para quem provocou.
Colo
Em que pese ser em um momento de descontração, não deixa de chamar atenção o vídeo que viralizou do prefeito de Santana servindo ao vereador no colo. A imagem de dois representas do povo, que deveriam dar exemplo, gerou indignação nos pagadores de impostos de dentro e fora do município.
.