O deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil) voltou a criticar a paralisação das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e do Porto Sul, localizados no sul da Bahia.
Em coletiva com a imprensa, na tarde desta terça-feira (8), o parlamentar cobrou ações concretas por parte dos governos estadual e federal para garantir a retomada e a conclusão dos empreendimentos, considerados fundamentais para o desenvolvimento econômico da região.
“A Fiol representa geração de emprego, de renda, é uma obra estruturante para o nosso estado. Mas o que vemos é paralisação, demissões e um sonho que não sai do papel”, afirmou Tavares. O deputado destacou que cidades como Ilhéus, Itabuna, Muruçuca e tantas outras aguardam há anos pela concretização do projeto, que tem potencial para transformar a economia da região.
Tavares também fez críticas à atuação da empresa responsável pela obra. “Quando vemos paralisações da BAMIN e demissões acontecendo, fica evidente que há algo errado. Precisamos de transparência e de um plano concreto para retomar essa obra”, reforçou.
O parlamentar também destacou a importância da integração entre a ferrovia e o Porto Sul, afirmando que ambos os empreendimentos são interdependentes. Segundo ele, não há como existir um porto sem ferrovia, nem ferrovia sem porto, pois se trata de uma obra integrada, e qualquer atraso em uma das partes compromete todo o projeto.
Por fim, Tavares cobrou que seja feita uma força-tarefa para destravar o andamento das obras: “Esse é um sonho de toda a região sul, e precisa ser tratado com a seriedade que merece. Quero saber quando essas obras serão retomadas e, principalmente, quando elas vão se tornar realidade”.