Relembrando três anos desde sua saída da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o ex-secretário e atual deputado federal Leo Prates (PDT), celebra não apenas o fim de um ciclo desafiador, mas também a vitória da humanidade sobre a COVID-19 e a transformação que a pandemia impulsionou para a saúde pública de Salvador.
“Olho para trás com um sentimento de dever cumprido”, afirmou Leo Prates, destacando as principais conquistas durante seu período à frente da SMS, que redefiniram o cenário da saúde na capital baiana.
Entre as principais iniciativas de sua gestão, destacam-se o Filômetro e o Vacinômetro, sistemas pioneiros para monitoramento do fluxo de pessoas e da imunização em tempo real. Além disso, a cidade se tornou a capital da vacinação, com mais de 5 milhões de doses aplicadas, e foi a primeira a adotar a testagem em massa da população, alcançando mais de 157 mil testes em 2020. A criação de drive-thru para vacinação foi outro marco que virou modelo para todo o país.
O ex-secretário também implementou a cobertura de atenção básica, alcançando uma cobertura histórica de 56,6%, com a construção de 25 novas unidades de saúde e a criação de 52 novas equipes de Saúde da Família. Em paralelo, Salvador contou com a maior UPA do Norte/Nordeste, a UPA Santo Antônio, inaugurada em junho de 2020, com 26 leitos de observação e unidades de atendimento domiciliar.
A Sala de Situação, a informatização dos prontuários, e a Carteira de Vacinação Digital foram outras inovações que modernizaram a gestão de saúde, permitindo um atendimento mais rápido e eficiente.
Além das ações voltadas para a saúde humana, Leo Prates também se destacou no setor de saúde animal. A criação do Castramóvel, a implantação do microchip para animais, e o início da construção do primeiro hospital público veterinário foram marcos históricos que garantiram mais bem-estar e saúde para os animais de Salvador.
“Esses legados são conquistas que garantem um futuro melhor para Salvador. A pandemia foi um período de dificuldades, mas também de aprendizagem, e com muito trabalho, conseguimos transformar desafios em vitórias para a nossa cidade”, afirmou o ex-secretário.
O deputado federal Leo Prates tem se destacado no cenário nacional por suas iniciativas voltadas à melhoria do sistema de saúde.
Recentemente, ele propôs a criação do Fundo Nacional de Apoio a Pandemias e Epidemias, visando garantir recursos financeiros para o enfrentamento de crises sanitárias futuras. Além disso, Prates assumiu a presidência da subcomissão responsável por analisar os cancelamentos de planos de saúde privados, buscando assegurar os direitos dos usuários e a continuidade dos serviços contratados.
Prates também tem trabalhado ativamente no fortalecimento da saúde mental no Brasil, sendo o autor de um projeto de lei que busca ampliar o acesso aos serviços de saúde mental, com foco no pós-pandemia. Em 2023, ele também relatou o Projeto de Lei 2.952/2022, que institui a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer no Sistema Único de Saúde (SUS).