Salvador está em alerta para os próximos dias devido à previsão de fortes chuvas, segundo a prefeita em exercícioAna Paula Matos e o diretor-geral da Defesa Civil (Codesal), Sóstenes Macedo.
Ambos comentaram sobre o cenário climático durante coletiva nesta quinta-feira (9).
Sóstenes explicou os fatores meteorológicos que influenciam o alerta e destacou as dificuldades de previsão devido à instabilidade dos modelos climáticos.
“A gente tem aí a chegada de uma frente fria, uma formação das Zacas, zona de convergência do Atlântico Sul. Os nossos indicadores estão muito confusos no último período. É algo que a gente vem estranhando bastante. Trata-se que o modelo mundial está gerando essa estabilidade. Se a gente observar, por exemplo, alguns institutos ainda não apresentam alerta, a exemplo do Inmet. E mesmo no Sematec, os nossos dois modelos de estudos, um apresenta 76 e outro 130. Então, mesmo o nosso, tanto o de larga escala quanto o de escala mais concentrada para Salvador, a gente não consegue ter o mesmo”, explicou.
Ele ainda destacou a relação do aumento das temperaturas com a intensidade das chuvas, algo que também preocupa as autoridades locais.
“Aqui em Salvador tem ainda um outro fenômeno que nos preocupa a todos, que é a alta temperatura, não só do que a gente vive esse ano, mas também do oceano. A tendência é de que a chuva chegue com um pouco mais de força a partir do dia 12. Mas, mesmo hoje, a gente já tem previsão de chuva, ainda que menor. As nossas equipes da Codesal já estão todas de prontidão e as equipes do sistema municipal também. A gente aproveita o momento para pedir à população que fique atenta e, em caso de qualquer cenário de risco, se afaste, porque as nossas equipes estarão de prontidão, inclusive atuando em plantão nesses próximos dias”, completou.
A vice-prefeita Ana Paula Matos corroborou as informações e ressaltou a instabilidade do cenário climático.
“Sóstenes acabou de trazer tudo mais atualizado. Eu tinha acabado de responder a vocês que estava com ele desde ontem, e a perspectiva era que ia haver uma melhoria que estava indo pro sul da Bahia. Então, a gente volta a estar muito instável”, afirmou.
Diante da situação, a prefeitura de Salvador reforça o pedido para que a população fique atenta aos comunicados oficiais e busque locais seguros em caso de necessidade. As equipes de monitoramento e emergência seguem mobilizadas para minimizar os impactos das chuvas.