Empossado nesta terça-feira (7), o novo titular da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) da Bahia, o vereador licenciado Augusto Vasconcelos (PCdoB), destacou a relevância e os planos para o Estádio de Pituaçu, o definindo como um “equipamento público essencial para o estado.” Vasconcelos reafirmou o compromisso da gestão estadual em preservar e melhorar o espaço, que desempenha um papel fundamental no cenário esportivo e cultural da Bahia.
“Pituaçu continua sendo um equipamento público, onde estamos promovendo melhorias, como a recente requalificação da grama, que sofre desgastes devido ao alto volume de jogos realizados. Essa demanda aumentou especialmente pela ausência de um estádio municipal, fazendo com que Pituaçu absorvesse atividades de futebol feminino, divisões de base e campeonatos de acesso”, explicou Vasconcelos.
O estádio, descrito como um orgulho para a Bahia, é mais do que um espaço esportivo. Segundo o secretário, trata-se de uma arena multiuso, utilizada para eventos religiosos e culturais, o que reforça sua importância na dinâmica social do estado. Vasconcelos destacou a necessidade de cuidar do equipamento com “carinho”, o que incluirá debates e consultas com o governador Jerônimo Rodrigues, a sociedade civil e representantes do futebol.
BYD
Vasconcelo também enfatizou o compromisso da Setre com a geração de empregos, em especial, na fábrica da BYD em Camaçari. Ele anunciou a previsão de criação de cerca de 10 mil postos de trabalho diretos e indiretos apenas em 2025, com perspectiva de expansão no ano seguinte.
“Estamos promovendo a qualificação profissional por meio de parcerias com o Senai e outras organizações. Isso permitirá que possamos atender às demandas do mercado e oferecer melhores condições para os trabalhadores baianos”, destacou.
Ao comentar sobre o caso de trabalho análogo à escravidão na BYD, Vasconcelos reiterou o apoio da Setre à “Agenda Bahia do Trabalho Decente” e o compromisso de enfrentar e repudiar qualquer violação de direitos e anunciou que se reuniu com o cônsul da China para tratar de oportunidades de colaboração, além de participar de encontros com outras entidades para discutir soluções para melhorar o ambiente de trabalho e gerar empregos.
“Confiamos nas entidades fiscalizadoras, como o Ministério Público do Trabalho e o Ministério do Trabalho, e buscamos construir relações de parceria que fortaleçam as instituições”, afirmou.
Além disso, o secretário destacou o potencial de crescimento da Bahia em setores como energia eólica e solar, além dos avanços em infraestrutura com projetos como a Ferrovia de Integração Oeste-Leste, o Porto Sul, o VLT de Salvador e a ponte Salvador-Itaparica. Segundo ele, esses projetos representam uma “janela de oportunidades” para elevar os níveis de emprego e renda no estado.
“Estamos vivendo um momento positivo, com boas perspectivas de crescimento. A meta é garantir que essas oportunidades se traduzam em empregos de melhor qualidade e salários mais altos, promovendo o desenvolvimento da população baiana”, concluiu Vasconcelos.