Em seu primeiro discurso na solenidade de posse como prefeito de Juazeiro, na última quarta-feira (1), o prefeito Andrei Gonçalves, o Andrei da Caixa, fez um relato do “caos financeiro” que passa o município.
“Os desafios serão imensos. Estamos recebendo um município que ocupa a triste posição de 5° mais violento da Bahia e o 7° mais violento do Brasil. A Prefeitura, segundo os relatórios da transição, se encontra em um estágio de caos financeiro, com um superendividamento de proporções gigantescas. Juazeiro é o município mais endividado da Bahia e o 10° município mais endividado do Brasil”, destaca Andréi da Caixa.
“O meu compromisso é o de dedicar os meus dias, todas as minhas horas, cada um dos segundos, a trabalhar por nosso povo da sede e da zona rural. Eu serei prefeito de todos os juazeirenses. Durante a transição, podemos constatar uma dívida de mais de 45 milhões do SAAE com a Coelba. A autarquia tem um endividamento total que ultrapassa 80 milhões de reais. Mas também há 88 milhões de reais em parcelas do Instituto de Previdência de Juazeiro, colocando em risco futuros dos nossos servidores”, apontou o político.
Andréi apontou que recebe uma prefeitura com débitos em várias áreas.
“Assim como não temos recolhimento das obrigações patronais com o INSS, que ampliam ainda mais o endividamento previdenciário da nossa cidade. Recentemente um acordo feito pela gestão atual vai comprometer o município com o pagamento de 1,5 milhão de reais com precatório pelos próximos 4 anos terminando em dezembro de 2028. A dívida do saneamento foi mal negociada, se tornou uma bola de neve. As parcelas que eram de 700 mil reais deixaram de ser pagas e agora elas são parcelas de aproximadamente 3 milhões de reais. E o quadro que nós estamos pegando exige austeridade e seriedade com gasto público para que possamos colocar a casa em ordem”, aponta o prefeito eleito.
“Na educação, o IDEB que mede a qualidade do ensino público caiu nos últimos anos, ele que um dia já foi de 5.7, ficou em 5.1 e agora está em 5.3. Faltam creches e escolas de tempo integral comprometendo o futuro da atual geração. Na saúde, o Previne Brasil aponta que estamos na posição de 321 no estado da Bahia de um total de 417″, explica Andréi da Caixa.
“E o que falar da infraestrutura? Mais da metade das nossas famílias sofrem sem pavimentação, os riachos e canais urbanos ferem a nossa saúde e a nossa autoestima. As muriçocas atormentam nossas noites, as ruas estão escuras, esburacadas e com redes de esgotos extravasando por falta de manutenção. Comunidades do interior estão com estradas abandonadas, as ruas estão esburacadas e, pasmem, pessoas sem água, algo que se repete até na sede do município. Os servidores do município estão sofrendo com salários atrasados e más condições de trabalho. É um cenário de obstáculos gigantescos, mas que tenham certeza, nada resiste ao trabalho”, ressaltou o gestor.
Andréi prometeu um grande pacto com todos os juazeirenses para reconstrução do município. Ele destacou que vem atuando em busca de conquista para o município antes de ter sido diplomado e de tomar posse.
“Ganhamos juntos e governaremos juntos. Não aguardei o dia de hoje para começar a trabalhar. No dia 7 de outubro comecei a articular com o governo do estado iniciativas que garantiriam antes mesmo de começar o nosso mandato a inauguração do hospital regional com uma moderna maternidade voltada para casos de gravidez de alto risco equipada inclusive com UTIs de neonatal e UTIs pediátricas”, aponta o político.
“A iluminação da BA 210 está em andamento, vocês podem constatar. Várias escolas de tempo integral com infraestrutura de primeiro mundo foram inauguradas e em breve, com certeza, novas unidades serão contempladas pela comunidade juazeirense. Se a travessia urbana trará transtornos por um tempo, ela também viabilizará condições melhores de trânsito para o nosso povo e para quem aqui passar. Por meio do diálogo, conseguiremos ajustes e melhorias fundamentais para esta que é a principal obra viária em andamento no Nordeste”, reforça Andréi da Caixa.
“Apesar de maltratada, Juazeiro é forte, bonita, pungente e cheia de oportunidades. Nossa gente é honesta, trabalhadora, feliz e acolhedora. Nossa localização é privilegiada. Somos abençoados pelo Rio São Francisco. Nossa terra é fértil e alimenta milhões de pessoas nos vários cantos do planeta. E o que faltava? Mas não faltará mais. É um novo olhar, uma nova forma de cuidar e trabalhar para construir um futuro certo para Juazeiro. O meu compromisso é o de dedicar os meus dias, todas as minhas horas, cada um dos segundos, a trabalhar por nosso povo da sede e da zona rural. Eu serei prefeito de todos os juazeirenses”, arrematou o prefeito.