A estratégia de publicidade digital deve ser um dos pontos de atenção do governo federal a partir da virada do ano.
De acordo com a CNN, a perspectiva de mudanças na Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) trouxe pedidos de reavaliação dos investimentos que garantem a presença institucional do governo nas redes sociais. A pasta, hoje comandada por Paulo Pimenta, deve ser ocupada por Sidônio Palmeira, marqueteiro de Lula em 2022.
Segundo fontes que acompanham de perto a transição, entram nas discussões gastos milionários com a promoção de conteúdo nas grandes plataformas digitais.
O impulsionamento de conteúdo nas redes é apenas parte dos investimentos do governo em comunicação. No entanto, somente no guarda-chuva da Secom, foram gastos R$ 29,8 milhões com propaganda digital desde o início deste ano.
O levantamento foi feito pela CNN com base em dados da pasta, considerando despesas com publicidade no Google, Facebook, Instagram, Kwai, Linkedin, Spotify, TikTok e no X (antigo Twitter).
O valor é mais alto que aquele pago em 2023, quando foram desembolsados R$ 27,4 milhões. Assim como no ano passado, a maior fatia do gasto deste ano (cerca de 60%) foi com propaganda institucional.
De acordo com fontes da pasta, os valores podem variar, uma vez que pagamentos podem levar até 90 dias para serem contabilizados. A CNN procurou a Secom para detalhar as informações e aguarda retorno.
O debate sobre os gastos com publicidade nas redes se intensificou na esteira das mudanças prometidas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em toda a comunicação governamental.
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