Nesta quarta-feira (18), a vice-prefeita reeleita de Salvador, Ana Paula Matos, participou da cerimônia de diplomação ao lado do prefeito Bruno Reis.
Em entrevista, Ana Paula destacou sua disposição para assumir uma secretaria na gestão municipal e refletiu sobre os avanços conquistados pelas mulheres na política, além de abordar o papel do seu partido, o PDT, na Câmara Municipal.
Questionada sobre a possibilidade de assumir uma nova função executiva, Ana Paula reforçou seu compromisso com causas sociais e a população em situação de vulnerabilidade.
“Onde puder dar cuidado às pessoas, eu estarei lá. A preferência é estar onde as pessoas mais precisam. Trabalho com vulnerabilidade social, trabalho com pessoas. Então, de um prefeito achar que tem uma maior carência, eu vou com muito amor, com vontade, para fazer a história, porque ele representa mulheres. Então, eu tenho que entender que uma ação humana, uma performance minha, são as mulheres performando e construindo uma estrada para que outras cheguem a essas posições”, afirmou.
O PDT, partido de Ana Paula, elegeu quatro vereadores para a Câmara Municipal de Salvador, um feito que a vice-prefeita celebrou. Ela também comentou sobre as expectativas da legenda de ocupar mais espaços na gestão de Bruno Reis.
“O PDT se posicionou muito bem até falar com o prefeito. As pessoas diziam que a gente não faria três vereadores. A gente fez quatro, muito pouco, não fez o quinto. E os vereadores foram mais votados. Se não me engano, entre os dez, nós temos três dos mais votados. A vereadora mais votada da cidade”, destacou.
Ana Paula pontuou que o partido está unido para contribuir com propostas que atendam às demandas da população. “O PDT vai buscar, de fato, contribuir com a ação. Não sei se necessariamente em uma ou mais de uma pasta, mas por proposta. É um partido que cuida dos trabalhadores. É um partido da educação, é um partido do social, sobretudo, que tem um propósito. Os pedetistas estão unidos, vamos juntar Salvador.”
Como a primeira vice-prefeita reeleita da história de Salvador, Ana Paula refletiu sobre a responsabilidade e o impacto de sua trajetória. “De alegria, de honra e de responsabilidade. Eu estava, hoje até conversando com a minha esposa mais cedo, da primeira vez, eu estava dando uma entrevista, tinha anunciado uma candidata prefeita, qual o seu nome, porque eu a respeito muito, que era Major Denise, e disseram assim: ‘Olha, é uma candidata respeitável, mas Salvador também já tem uma outra mulher que faz esse papel’. Então naquele momento estava sendo apresentada a cidade e de repente hoje a cidade já me conhece, me deu a honra de ser vice-prefeita, e hoje eu já fui reeleita.”
Ana Paula concluiu destacando o papel inspirador que busca desempenhar para outras mulheres. “Então toda vez que eu paro para pensar nessa responsabilidade, me honra, me orgulho, agradeço a Deus, mas me responsabilizo. O que eu sei, que a história de uma mulher é de todas as mulheres. Quanto melhor eu performar, quanto mais eu for justa, correta, responsável, trabalhadora, estiver junto com o povo, mais outras mulheres terão a possibilidade de conquistar também esse papel.”
Fotos: Divulgação