O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, destacou, nesta terça-feira (17), a importância do Fórum CBPM Mineração & Sustentabilidade, realizado em Salvador pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM).
“Este fórum é uma oportunidade para discutir e avançar nas melhorias das atividades minerais, sempre à luz da indústria, como a FIEB tem apontado. A mineração é um setor estratégico, e precisamos aproveitar todo o potencial que ele oferece para o desenvolvimento da economia baiana”, afirmou Passos.
Passos destacou ainda a relevância de instituições como o SENAI e o CIMATEC, que desempenham um papel fundamental na aplicação da ciência e tecnologia no setor industrial.
“O CIMATEC, por exemplo, é a maior instituição de ciência e tecnologia aplicada à indústria no Brasil. Ele tem a oportunidade de contribuir diretamente para a indústria de mineração, ajudando a melhorar o aproveitamento dos recursos extraídos”, disse.
Ainda de acordo com o presidente da FIEB, o principal desafio do setor é otimizar o processo de extração mineral para obter a porção desejada do mineral e também para dar novos usos ao restante do material extraído, agregando valor à cadeia produtiva.
“É fundamental que possamos aproveitar ao máximo os resíduos do processo mineral, transformando-os em produtos que possam gerar valor e contribuir para o crescimento da economia da Bahia”, emendou.