Objetivo é que os estados adotem a mesma metodologia, facilitando a análise do cenário atual e a adoção das medidas necessárias.
Padronizar as estatísticas de mortes violentas foi um dos assuntos pautados pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia, na XCII Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (CONSESP), realizada em Brasília, nesta quinta-feira (5).
O subsecretário da SSP, Marcel de Oliveira, destacou os benefícios do encontro e as propostas para que os estados adotem a mesma metodologia. “É importante a construção de índices únicos e convergentes de taxas de conclusão e elucidação de investigações de mortes violentas, para que todos os estados possam apresentar os números seguindo os mesmos parâmetros, evitando distorções”, alertou.
O evento reuniu os 27 secretários de Segurança do país, que discutiram, dentre outros temas, a formulação de uma proposta de alteração da minuta da PEC da Segurança, apresentada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Combate ao crime organizado, reforço das ações de inteligência e ampliação do uso da tecnologia foram outros temas debatidos pelos secretários de Estado.