O presidente da Embasa, Leonardo Góes, detalhou os planos da empresa para Salvador, reafirmando os benefícios que a permanência da companhia na capital baiana poderá trazer para o município, que prevê uma seria de ações voltadas à melhoria do saneamento e à revitalização urbano.
Leonardo Góes enfatizou a importância da colaboração entre o governo estadual e a prefeitura para priorizar investimentos. Entre os projetos apresentados, o presidente destacou um plano ambicioso que prevê um investimento de mais de R$ 6 bilhões em Salvador. As iniciativas incluem a revitalização de rios urbanos, com destaque para o Rio Camarajipe, e ações voltadas para a península dos Tanheiros, com foco na balneabilidade.
“A revitalização dos rios urbanos é um marco importante. O Rio Camarajipe será nossa porta de entrada para esse trabalho, que visa elevar a qualidade ambiental da cidade”, destacou Góes.
Outro ponto abordado foi a integração dos projetos da Embasa com as iniciativas da prefeitura de Salvador. Ele ressaltou que a empresa terá um papel crucial na garantia de balneabilidade das praias, tanto na Baía de Todos os Santos quanto em outras áreas da capital.
“As praias são nossos principais atrativos turísticos. Precisamos trabalhar juntos para garantir que cumpram os padrões de qualidade que merecem, fortalecendo não apenas o turismo, mas também a qualidade de vida dos soteropolitanos”, disse.
O presidente também destacou o início do projeto “Cidade Viva”, que inclui medidas para aumentar a cobertura de tratamento de esgoto em Salvador, atingindo padrões superiores a 90%, conforme a exigência do novo marco legal do saneamento. O plano contempla a captação de recursos externos para viabilizar as intervenções em larga escala.
“Esse plano já está pronto, mas optamos por não divulgá-lo durante o período eleitoral para evitar interpretações equivocadas. Trata-se de um projeto de revitalização abrangente. Um conjunto de medidas que vai elevar a captação de um tratamento de esgoto para os padrões do marco legal acima de 90%, com foco na revitalização desses rios urbanos”, destacou o presidente da Embasa.