A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) investiu quase R$ 6 milhões em capacitação técnica ao longo do ano de 2024, proporcionando mais de 15 mil oportunidades de qualificação profissional.
De acordo com o presidente da companhia Leonardo Goés, um dos destaques foi a criação de um MBA em Saneamento Ambiental, TPPs (Termo de Parceria Público-Privada) e Concessões, desenvolvido em parceria com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).
A declaração foi dada durante a Convenção da Embasa 2024, realizada nesta quarta-feira (4) no Fiesta Bahia Hotel, no bairro de Itaigara, em Salvador. O programa tem capacitado 75 profissionais para lidar com modelagens de negócios no setor, preparando-os para atuar em um ambiente de saneamento cada vez mais exig
“Essas iniciativas nos colocam à frente no setor de saneamento, possivelmente como uma empresa mais capacitada do Brasil”, afirmou o presidente.
Segundo ele, o objetivo é formar uma equipe técnica robusta e pronta para liderar projetos de impacto em todo o país. Além das iniciativas de capacitação, Leonardo Goés ressaltou a valorização do corpo funcional da Embasa.
“A Embasa, que já é reconhecida como a maior empresa de saneamento do Norte-Nordeste segundo o Valor Econômico, também está se preparando para o futuro. Em 2025, será realizada uma renovação do planejamento estratégico, que orientará as ações da companhia nos próximos anos”, destacou o gestor.
Goés reafirmou o compromisso da empresa com uma gestão pública eficiente e se posicionou contra a privatização da Embasa, um movimento que tem impactado outras empresas do setor e destacou o papel transformador da Embasa, que vai além do abastecimento de água e saneamento básico.
“Não queremos esse caminho para a Embasa. Defendemos uma gestão pública que combina inovação, compromisso social e resultados concretos para a sociedade. Somos agentes de transformação, levando dignidade, saúde e qualidade de vida para milhões de baianos”, afirmou Leonardo Góes.