Na gestão da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) desde fevereiro de 2023, Leonardo Goés, destacou os principais resultados alcançados em 2024, que refletem tanto o trabalho realizado nos últimos anos quanto o alinhamento estratégico com as exigências do setor.
A declaração foi dada durante a Convenção da Embasa 2024, realizada nesta quarta-feira (4) no Fiesta Bahia Hotel, no bairro de Itaigara, em Salvador. Fundada há mais de 50 anos, a Embasa passou por mudanças significativas em um período marcado pelo fim do monopólio no setor de saneamento e pela abertura do mercado.
Segundo Goés, Embasa possuia um faturamento perto de R$ 4 bilhões no ano passado e, em 2024, ultrapassa os 5 bilhões — maior lucro recorde da história. De acordo com o gestor o EBIT (sigla em inglês “Lucros Antes de Juros e Impostos”) subiu de 21% para 28%, o que trouxe maior competitividade para a empresa.
“Começamos a mudar a forma de nos comunicar e, em seguida, reestruturamos a forma de contratação de serviços, modernizando processos e implementando mudanças culturais dentro da empresa”, explicou Goés.
Em 2023, a Embasa já havia registrado recordes históricos em faturamento, lucro e margem operacional, superando até mesmo a Sabesp, considerada referência nacional no setor. Em 2024, os números continuaram.
“Nós superamos até a Sabesp, considerada a melhor do país, e alcançamos recordes de faturamento, lucro e margem operacional. Esses resultados refletem o esforço de modernização e gestão eficiente que implementamos”, destacou
Além de resultados financeiros e operacionais, a Embasa tem trabalhado para se alinhar aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, incorporando práticas de economia circular e reforçando seu compromisso com o meio ambiente. A companhia estuda também a possibilidade de um rebranding, com mudanças na marca que reforçam sua modernização e compromisso ambiental.
“Estamos colocando a Embasa na mesma página do que acontece no mundo e no mercado de saneamento, buscando inovação e sustentabilidade. Nosso objetivo é manter uma empresa competitiva e preparada para os desafios futuros”, concluiu Leonardo Goés.