Em meio à situação de emergência devido às fortes chuvas que atingiram Salvador nesta semana, o prefeito da capital baiana, Bruno Reis, anunciou a construção de 45 novas encostas espalhadas pelos pontos mais críticos da cidade com o objetivo de previnir deslizamentos.
De acordo com dados da Defesa Civil (Codesal), a capital baiana não passa por chuvas tão intensas desde 1961.
“De sábado para cá, tiveram regiões da cidade que chegaram a 500 milímetros de chuva. A gente vai iniciar 45 novas obras de encostas. Já existe o mapeamento de todas as encostas da cidade, classificadas pelo risco de cada encosta: alto, médio e baixo risco”, destacou o prefeito ao Bahia Meio Dia, em entrevista nesta quinta-feira (28).
Na oportunidade, Bruno Reis se solidarizou pela família de Gerson Alexandrino Santos, que morreu durante o soterramento após um deslizamento de terra que deixou outras quatro pessoas feridas no bairro de Saramandaia, em Salvador, na quarta-feira (27). O gestor garantiu que serão empenhados R$ 11 milhões em obras de encosta na região do incidente: “Eu quero aqui publicamente me solidarizar com a família de Gerson”.