Na manhã da última terça-feira (24), um grupo de militantes ligados ao ex-prefeito Gera Requião foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil após distribuir um jornal intitulado “Coreto: O Palco da Nossa Política”, com caráter eleitoreiro, em espaços públicos de Catu. De acordo com o Boletim de Ocorrência, “as apresentadas falaram para a autoridade policial que foram contratadas pelo comitê de campanha do candidato “Geranilson””.
A ação infringe as regras eleitorais, que proíbem a distribuição de material de campanha em áreas públicas sem autorização. O jornal continha matérias propagando fake news contra o atual prefeito e candidato à reeleição, Pequeno Sales, com o claro objetivo de manipular a opinião pública.
As informações divulgadas no jornal carecem de apuração idônea e são amplamente questionadas por distorcerem os fatos, utilizando mentiras para atacar a gestão de Pequeno Sales.
Durante a abordagem, foi apreendida uma grande quantidade de material ilícito, que tem como Diretor Geral, Victor Hugo Reis; como Jornalista Responsável Jorge Andrade; colaboradores Izana Santos, Magnum Seixas; e como Diagramador e Designer, Magnum Vinícius. Todos os envolvidos na atividade ilícita devem ser ouvidos pela autoridade policial. Caso sejam condenados, a Justiça Eleitoral tomará as medidas cabíveis, assegurando que os responsáveis sejam punidos.
Cédulas Falsas
Esse não foi o primeiro ataque ao atual prefeito. Na segunda semana de setembro, cédulas de dinheiro falsas foram distribuídas, exibindo a imagem de Pequeno Sales ao lado de um capeta. O ato foi amplamente criticado e visto como uma tentativa desesperada de desacreditar o trabalho do prefeito, reconhecido por seu compromisso em melhorar a vida da população.
A população de Catu tem se manifestado de forma contundente contra essas práticas eleitorais antiéticas. Muitos cidadãos expressaram repúdio à tentativa de manipulação por meio de fake news, reforçando seu apoio a uma campanha limpa e baseada em propostas verdadeiras.