LOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVG
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Política
    • Saúde
    • Justiça
    • Bahia
    • Brasil
    • Cultura
    • Papo OFF
    • Especiais
    • Rádio Peão
    • Últimas
    • Envie sua notícia

    Salvador é a quarta capital do país e primeira do Nordeste com melhor qualidade ambiental, aponta ranking

    • Home
    • Últimas notícias
    • Bahia
    • Salvador é a quarta capital do país e primeira do Nordeste com melhor qualidade ambiental, aponta ranking
    PorRaul Aguilar em23 de setembro de 2024
    Share on WhatsAppShare on X (Twitter)Share on FacebookShare on TelegramShare on Email

    Salvador está entre as capitais do país com melhor qualidade ambiental, de acordo com o Índice de Progresso Social – Brasil (IPS-Brasil), pesquisa que determina a qualidade de vida nos municípios. O ranking, publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo, coloca a capital baiana como a melhor do Nordeste.

    De acordo com a reportagem, entre os parâmetros, estão a proporção de áreas verdes no perímetro urbano, as emissões de carbono por habitante ao ano, a perda de vegetação (por desmate ou supressão de vegetação secundária), focos de calor ou queimadas e a vulnerabilidade climática local.

    O IPS Brasil é uma colaboração entre o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Fundação Avina, Centro de Empreendedorismo da Amazônia, iniciativa Amazônia 2030, Anattá – Pesquisa e Desenvolvimento, e o Social Progress Imperative. Ainda de acordo com o Estadão, a metodologia foi desenvolvida por pesquisadores de Harvard e MIT, nos Estados Unidos, e são usados, principalmente, dados de bases oficiais.

    Salvador ficou na quarta posição com índice de 73,61, o maior entre as capitais nordestinas. O ranking nacional é liderado por Curitiba, com índice de 78,31, seguido por Brasília (74,91) e Cuiabá (74,53).

    Referência – Nos últimos anos, Salvador se tornou uma referência em sustentabilidade no país. Na última década, a Prefeitura plantou mais de 100 mil mudas de vegetação típica da Mata Atlântica na cidade. Foram preservados mais de 26 mil quilômetros quadrados de Mata Atlântica ao recuperar parques e áreas verdes.

    Desde 2013, Salvador teve diversas áreas verdes requalificadas, como o Parque da Cidade e o Jardim Botânico, além dos parques Lagoa dos Pássaros, Lagoa do Arraial do Retiro, Lagoa da Timbalada e Pedra de Xangô. E já estão em fase de implantação os parques Socioambiental de Canabrava, Vale da Mata Escura e Ipitanga I.

    Nesta área, a capital baiana ganhou prêmios nacionais e internacionais. Salvador foi uma das cinco cidades no mundo ganhadoras do Prêmio Global para o Desenvolvimento Sustentável nas Cidades (Shanghai Award), iniciativa liderada pela ONU-Habitat e pelo município de Shangai, na China.

    Também fomos a primeira cidade da América Latina a fazer parte do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia, também integra o Grupo C40 de Grandes Cidades para a Liderança Climática e a Rede de Cidades Resilientes, que hoje já conta com mais de 100 municípios pelo mundo.

    Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

    Raul Aguilar
    Raul Aguilar

    Veja também

    9 de maio de 2025

    Jerônimo Rodrigues se vacina e convoca os baianos para o Dia D de imunização, neste sábado (10)


    Quero ler
    9 de maio de 2025

    Jerônimo celebra saída de 2,3 milhões de baianos da condição de extrema pobreza


    Quero ler
    9 de maio de 2025

    Deputado do PT critica gestão de Salvador após cidade ficar fora do top 5 em índice da Firjan sobre cidades baianas


    Quero ler

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2025 OffNews - Por dentro da notícia na Bahia e no Brasil. Todos os direitos reservados.
    Usamos cookies para garantir melhor experiência em nosso site. Se você continuar a acessar nosso site, entenderemos que está de acordo.OkPolítica de Privacidade