O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), revelou que o presidente da China, Xi Jinping, estará no Brasil em novembro e que do encontro poderá sair a resolução do impasse com relação à ponte Salvador-Itaparica.
Ele demonstrou otimismo na execução da obra a qual classificou como a maior a ser entregue pelo presidente Lula.
“15 dias atrás nós fizemos um movimento com o TCE, e quero novamente aqui reforçar, a autonomia do Tribunal de Contas, mas a sua responsabilidade, o presidente e os conselheiros chamaram a responsabilidade para dizer o que é que o TCE poderia contribuir para que uma obra importante pudesse ser realizada de uma forma mais justa possível”, apontou o governador da Bahia.
“Fizemos isso uns dois meses atrás com o TCU, com a compra dos trens do VLT. O TCU chamou a responsabilidade e mediou uma conversa com a presença, na mesa, dos dois governos, dos dois TCEs, das duas PGEs, mas não existe isso (de valor alcançar R$20 bilhões), estou na expectativa; então tem uma mesa de mediação com o TCE, o consórcio chinês e o governo do Estado, para a gente ver quais são os pontos divergentes e eu espero que nos próximos dias (se resolva)… enquanto isso a obra não está parada. O serviço de sondagem de estudo está sendo feito, é necessário fazer isso, em médias e altas profundidade. Eu espero que isso ante tenham logo a resolutividade da mediação do TCE”, ressaltou Jerônimo Rodrigues.
“O presidente Lula sabe que precisaremos de algum aporte financeiro, já solicitei a ele, para que o Estado possa fazer sua parte, mas que a união é uma obra que o resto necessariamente precisa de recursos federais. Em novembro estará no Brasil o presidente chinês Xi Jinping, isso nos ajuda porque na minha ida no passado à China, com o Lula, foi conversado com o presidente Xi Jinping. Lula colocou como prioridade, é uma das obras prioritárias do governo federal, colocou ainda depois em documento, o Lula escreveu um documento em Xi Jinping dizendo da importância de uma ponte como esta, será sem barro de dúvidas, sem dúvidas de uma maior obra do presidente Lula”, apontou o político.
O governador da Bahia destacou que o Estado segue buscando uma solução para o impasse da ponte Salvador-Itaparica.
“Nos últimos anos de governo, existem provas importantes, mas essa é uma delas, e eu espero que em novembro o Lula e o Xi Jinping assinem algum documento; isso não quer dizer que a gente fique refém não, caso haja qualquer problema de consenso, não estou dizendo que com isso vou modificar o comportamento, não é isso, mas se houver necessidade a gente rever o que a gente está precisando, mas eu estou muito confiante que o TCL possa nos ajudar nessa mediação, tenho certeza que ainda nos próximos dias a gente possa ter uma resposta positiva”, destacou Rodrigues.