Confirmando a tendência já identificada nas rodas de conversa da política local e já notada nas ruas, a mais recente pesquisa sobre a sucessão municipal de Camaçari aponta a eleição do candidato Caetano (PT) no primeiro turno. No levantamento do instituto P&A, contratado pelo site Bahia.ba, o prefeiturável da Coligação da Mudança já atingiu uma maioria consistente dos votos válidos e segue na frente com 54,2%, enquanto Flávio Matos, que é o candidato do prefeito Elinaldo, tem 44,2% das intenções de voto.
Considerando outros importantes aspectos que contribuem definitivamente para a montagem do cenário eleitoral na cidade, o candidato do PT mantém a sua larga vantagem. Hoje, por exemplo, segundo a pesquisa da P&A, 62,3% votariam num candidato que representa a mudança nos rumos da prefeitura, e outros 27,5% preferem um candidato que representa a continuidade do trabalho da prefeitura.
Outro elemento que merece destaque nessa pesquisa, e que dificulta ainda mais a vida do candidato do prefeito Antonio Elinaldo, é a preferência de 52% dos eleitores por um candidato da oposição, contra apenas 34,8% a favor de um candidato ligado ao prefeito. Ou seja, existe pouca margem de crescimento para Flávio Matos, que é o candidato cujo padrinho é o atual prefeito de Camaçari, hoje bastante desgastado.
Por fim, outra situação que aparece na pesquisa, que também é bastante desfavorável ao candidato Flávio Matos, é o alto índice de reprovação que o prefeito Antonio Elinaldo carrega nas costas. Novamente segundo a já citada pesquisa, ele é desaprovado por 48,2 % e aprovado por apenas 34,7%. Portanto parece ser muito difícil que o prefeito e o seu candidato consigam, a apenas pouco mais de 30 dias para a eleição, reverter o que parece ser uma forte tendência do eleitorado: eleger um prefeito identificado com a mudança e com a oposição. Vale lembrar que ocupando uma vaga justamente nesse perfil, Camaçari tem Caetano, o atual líder da pesquisa.
A P&A ouviu 1.000 eleitores camaçarienses entre os dias 22 e 27 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 3,16% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número BA-08622/2024. Com seus atuais 205.865 eleitores, Camaçari poderia ter este ano, pela primeira vez, uma eleição decidida no segundo turno, mas, pelo que afirmam os números com bastante consistência, essa possibilidade ficará para outra oportunidade.