Vereadora licenciada de Salvador é presidenta da Fundação Nacional de Artes
A presidenta da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Maria Marighella, participará da inauguração da lona do Circo Picolino, em Salvador, nesse domingo (1).
A lona nova entregue – depois de meses com o picadeiro a céu aberto – foi possível através do fomento realizado pelo Programa Funarte Ações Continuadas.
“O Circo Picolino há quase 40 anos é um espaço-território de afirmação das artes, do circo em Salvador, na Bahia e no Brasil. Uma escola que forma e formou gerações, que – através do circo – debate o direito à cidade e que atravessa o nosso imaginário. Levantar a lona deste lugar tão importante é garantir a permanência e a magia, que precisa continuar. Uma alegria e honra imensa vê-la de pé novamente,” celebra a presidenta da Funarte.
O Picolino é uma escola de circo social, considerada a terceira do Brasil, que fomenta arte e profissionaliza cerca de 200 crianças e adolescentes por ano e em 2025 completa 40 anos de história.
O Programa Funarte Ações Continuadas
Por meio dos três processos de seleção que compõem o Programa Funarte de Ações Continuadas, a instituição tem como objetivo incentivar a rede produtiva que promove o acesso do público às artes. Com os editais, a Funarte vai contemplar propostas das cinco regiões do Brasil, nas áreas de artes visuais, circo, dança, música, teatro e artes integradas (ações que associam mais de uma linguagem). O total investido no programa é de R$ 30 milhões, sendo R$ 10 milhões para cada uma das três linhas de apoio: Eventos Artísticos Calendarizados; Espaços Artísticos e Grupos e Coletivos Artísticos.
Além das atividades de programação artística, os projetos poderão incluir, entre outras: manutenção e aquisição de instrumentos e equipamentos; realização de projetos pedagógicos e atividades de formação e mediação; realização de atividades de pesquisa, memória, mapeamento e organização do segmento; realização de atividades de comunicação e divulgação; pagamento de despesas relacionadas ao funcionamento de espaço-sede; organização de atividades de residência e intercâmbio; e realização de ações de formação e qualificação destinadas ao grupo ou coletivo.
Em 2024, a Funarte anunciou a renovação do apoio financeiro às contempladas e aos contemplados no Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023.
Foto: Amanda Tropicana