Ponto G
Sofrendo para ter seus pleitos atendidos no Governo, a turma do G-10 da ALBA foi até Coronel na busca por interlocução e apoio político para eleição de 2024. A acolhida do senador aos parlamentares caiu como uma bomba no Governo, e a turma que gosta de ver o circo pegar fogo começou a vender o ato como a criação de um bloco alternativo do senador na ALBA, em um cenário que já conta com o bloco do deputado federal Elmar Nascimento. Interlocutores garantem que o movimento serviu para chacoalhar o governo, já que nos corredores o que se diz é que estava virando rotina secretário dar chá de cadeira e até comunicar que não tem agenda para atender deputado.
Reação
Dizem que o próprio Professor, dando ouvido ao Força Oculta, não entendeu bem o movimento dos deputados e, em um ato de fúria, chegou a cobrar partido e dizer para deputado que o movimento não será esquecido.
Reflexos
E o G-10 poderá virar o G-16. Em uma conversa antes do início da sessão especial da Codevasf, na ALBA, um deputado estadual fez um convite ao deputado federal: “declare apoio a Elmar que o G-10 vira G-16 na hora”.
Mudança
E falando no Governo, o Professor deve mexer já no 2º semestre deste ano. Entre os órgãos que deve haver mudança está a Sufotour. Para o lugar de Diego Medrado, que deve ser convocado para Brasília, o nome mais forte nos bastidores é o do petista Tassio Brito.
Operação Tabajara
A mudança de nome da vice de Geraldo Júnior foi uma verdadeira Operação Tabajara, segundo petista notórios. O que se comenta é que até terça-feira, dois dias antes do anúncio, o líder ainda não tinha vice e não teve ‘coragem’ de ligar para saber se Ceuci aceitaria o convite, cabendo ao presidente do PT na Bahia fazê-lo. A conversa com cara de pegadinha não surgiu efeito por Ceuci não ter como largar tudo em cima da hora. No mesmo dia teve a sorte do jogo do Brasil e do convencimento de Fabya. Ala mais pragmática do petismo ainda não digeriu bem o nome da companheira ex-secretária que tem base longe de Salvador.
Unidade
Ana Paula conseguiu se viabilizar pelo perfil técnico, mas principalmente pelo perfil solidário e empático. A avaliação entre os azuis é de que a imagem pública de trabalhadora contou para escolha, mas o que pesou mesmo para decisão coletiva foi a sua capacidade de ajudar a todos com a gestão, até os que não fariam o mesmo em seu lugar.
Força
Os pré-lançamentos das candidaturas à Prefeitura de Salvador, unindo caciques e aliados, demonstrou que o pleito não será brincadeira. A disputa pelo maior colegiado do Estado será a prévia da eleição de 2026 e o primeiro embate de força entre o ex-Prefeito e o Professor, via seus candidatos.
Força 2
Para compensar o sumiço durante o período de arrumação partidária, que deixou quase todos os presidentes de partidos insatisfeitos com o líder, o governo se movimento e o Professor acionou dois articuladores que conhecem lideranças de Salvador como ninguém: Carballal e Héber Santana. Jerônimo Rodrigues já comunicou que não aceitará sair humilhado da disputa.
Paz selada
A necessidade política falou mais alto e o ex-Prefeito fez questão de pegar na mão do Ministro durante lançamento de Bruno Reis. A proximidade entre os dois reflete articulações de bastidor para que os partidos caminhem juntos em 2026. Há rumores de que o próprio João Roma poderá disputar uma das vagas ao Senado Federal na chapa de ACM Neto.
Privilegiado
A entrega da Saúde ao PL, mesmo que parcialmente, irritou membros de partidos aliados que avaliam estarem sendo preteridos dos espaços por BR. A turma tucana com sangue no olho para sair grande das urnas e cobrar centavo por centavo do que ficou sem receber.
Serra pelada
Em meio à audiências para debater os espigões na orla de Salvador, proposta por Robinson Almeida, um dos participantes levanta para denunciar a medida e, em um histórico daqueles para esquecer em um ano eleitoral, lembra que a tal medida foi mais um dos jabutis propostos pelo líder enquanto presidente da Câmara. O deputado, diante da saia justa envolvendo o candidato a prefeito de Salvador de Jerônimo, preferiu evitar tecer comentários adicionais e se resumiu a chamar o próximo participante. É a Serra Pelada baiana.
Quem são:
Ex-Prefeito: ACM Neto
BR: Bruno Reis
Líder: Geraldo Júnior
Professor: Jerônimo Rodrigues