Em tempos de vazamento de eleitos, Juca Aleixo retorna com sua pena de ganso para lembrar que não existe eleição de véspera, que é precioso primeiro e antes de tudo acertar com o povo
Lista da discórdia
A relação dos ‘eleitos’ incendiou a base política de BR e deixou muita gente revoltada, principalmente os que hoje estão sentados na cadeira da Câmara Municipal de Salvador. A avaliação é de que Reis mantém o modelo do Ex-Prefeito e já escolheu os seus para reeleger, substituindo os outros parlamentares pela turma endinheirada, sangue azul, que querem entrar na Câmara para representar os capitalistas de Salvador. Apesar da revolta, a turma tem sido refém das circunstâncias e avalia que a incógnita da candidatura adversária só deixa como opção aceitar o ‘destino’, já que na pior das hipótese podem manter parte da estrutura que hoje tem, além de pleitear um acordo para suplência.
Vazamento
Após o vazamento, palacianos abriram uma investigação para saber quem fotografou e repassou a lista. A denúncia recai sobre o parlamentar famoso por botar a boca no trombone nas ondas do ar. A investigação apontou que ele, sem o aval do prefeito, teria visto e fotografado a lista e vazado para colega do subúrbio, famoso pela ostentação, que não contou vez e saiu compartilhando geral.
Refluxo
E por falar em BR, a Prefeitura de Salvador tem recebido de forma repentina lideranças que havia trocado o município pelo Estado, mediante um bom aporte e a promessa de uma candidatura a prefeito forte em Salvador, com possibilidade de bons dividendos futuro caso o plano desse certo. O refluxo das lideranças está animando os palacianos que estão vendo no ato que os arrependidos estão encarando a realidade de mais uma candidatura do lado de lá para marcar território. A desidratação antes da hora atrapalha o sonho das lideranças de Salvador de faturar alto com a eleição de 2024.
Garantia
Caciques petistas têm declarado, para acalmar os ânimos da militância, que seja qual for o resultado da eleição em Salvador, uma coisa é certa, Geraldo Júnior terá uma votação maior do que a que o grupo vem alcançado desde 2012. A avaliação é de que a votação do líder, dada frente ampla, será importante para os planos do Professor, que precisa avançar no principal colégio eleitoral da Bahia. Jerônimo já comunicou que estará de corpo e alma na campanha do líder, colado para fortalecer a imagem tanto do seu candidato quanto a dele próprio. 2026é logo ali.
Que é isso companheiro
E por falar no líder, ele não gostou nem um pouco das declarações dada pelo presidente da Câmara de Salvador na rádio que é seu reduto. Membros da cozinha do líder têm avaliado que ao minimizar a força de sua candidatura e dos apoios recebidos, Muniz comete dupla traição. O governador também não digeriu bem a narrativa do desinteresse e abandono dos vereadores, enxergando nas declarações não um conselho de amigo, mas uma tentativa de incendiar a base política que já anda agoniada com toda situação. A manifestação do líder foi uma forma de reafirmar ao presidente da Casa que foi ele quem o fez sentar na cadeira e não o contrário.
Renovação?
A divulgação da lista dos eleitos acendeu o alerta no presidente da Câmara e rescendeu os rumores de que poderá ter uma troca de comando na próxima Legislatura, tendo como pretexto a não entrega de Muniz na urna. Forças ocultas da gestão, com interesse na cadeira, sempre que pode mantém vivo no prefeito alertas de que Muniz é um novo Geraldo Júnior e que o caminho mais fácil é matar a serpente no ovo, ao invés de engordar a cobra, apontando que se nada Bruno pôde fazer em sua eleição, ele estará no controle para sua não reeleição. Com a queda de Muniz, o prefeito poderia ter no comando do Legislativo, enfim, o vereador amigo irmão.
‘Traidor‘
A votação para o TCM ainda rende. Ala mais radical aponta que um governista resolveu agraciar o ex-presidente com o voto, mesmo tendo ratificado o documento de Paulo Rangel. Sem ter como confirmar por força do voto secreto, a turma anda especulando que o ‘traidor’ saiu do seio da federação. Será?
Futuro incerto
A derrota na disputa ao TCM abalou o ex-presidente da Casa. Nilo confessou de imediato que estava fora da política e na fala de um dos aliados, revelouo retorno à vida rural após perder o sentido político, já que sua vida político após ficar na suplência se resumia, desde 2022, na busca por apoios para o TCM. A ligação de Bruno Reis incentivando o cacique a se manter na ativa foi um gesto inesperado e segundo alguns Nilistas, de altivez, já que Reis não devia nada a Nilo. O ato foi visto como uma prova de que Bruno tem se esforçado para manter de pé os que apoiaram ACM Neto em 2022, indo muito além do que fez o próprio candidato. Ainda que pese o futuro incerto, Nilo se sentiu prestigiado com o contato e, segundo interlocutores, ficou mais animado após a derrota, apontando que vai avaliar ainda se irá se manter na ativa ou encerrar a carreira.
Enigmático
Muitos atribuem a ligação de Bruno Reis a fala enigmática de Marcelo Nilo durante sabatina na CCJ da ALBA, horas antes da votação em que terminou derrotado. Nilo apontou que bastaria uma ligação ou uma ordem dos Reis para ele desistir da disputa.
Entre mulheres
Em Lauro de Freitas a transição se dará de mulher para mulher. Apesar do suspense, já há quem garanta que o martelo foi batido pela prefeita em prol da candidata, que é a imagem e semelhança da petista segundo núcleo duro do PT. Se nada mudar nas raias dos tribunais, o enfrentamento nas urnas se dará entre mulheres.
Lei
O Ex-Prefeito deixou claro na reunião com parlamentares que a lei para 2024 é a proibição de acordos políticos com petistas. O veto à aliança com o PT em cidades do interior será um desafio e tanto para parlamentares, e já há quem garanta que se os pactos não ocorrem às claras, serão realizados nos bastidores. Além de crescer o União Brasil, a medida poderá resultar no fortalecimento do próprio ACM Neto, que já comunicou que essa é a eleição para deixar o 44 com a força que tinha o 25.
Sem acordo
Apesar de avançar em um número significativo de cidades, o Ex-Prefeito não conseguiu pacificar o cenário da Oposição em um importante colégio eleitoral onde tem chance real de vitória. A reunião com o Capitão Azevedo terminou sem acordo, após o mesmo apontar que entre ele e Pancadinha não há grande diferença. O ex-prefeito de Itabuna acredita que se tiver o apoio de Pancadinha ele pode chegar lá, já que ele conseguiria ter bom trânsito na classe média e alta, que tem dificuldade em votar no deputado estadual.
Quem avisa amigo é
E o Dr. de Ruy Barbosa resolveu mandar uma direta para o prefeito de Ilhéus, que, pensando em sua candidatura a deputado federal, tem atuado para influenciar o jogo em Itabuna e região. Comprometido em reeleger o prefeito na cidade que não reelege ninguém, Otto Alencar foi claro durante entrevista a uma rádio local, apontando que se Marão está contra Augusto, enquanto quadro do PSD, está contra ele e também.
Candidata
E por falar em Ilhéus, enquanto o prefeito bate o pé e acompanha a eleição na região, a secretária de Educação, que já conquistou a unanimidade entre a militância e os caciques do PT, aproveitou a ida em Brasília para atualizar o álbum da candidatura:
Pisando em ovos
E o Correria, que anda com a moral em alta em Brasília. As notícias que chegam é que a interlocução do Governo com o Congresso melhorou 100% com ele à frente. Ao ser questionado sobre a notícia positiva, o ex-governador passou direto. É como dizem, quanto mais alto o cargo em Brasília, mais o ocupante fica pisando em ovos:
Água fria
O Capitão tratou de colocar uma pá de cal nos que esperavam que a transição entre ele a esposa pudessem acontecer. O anúncio de que a primeira-dama é candidata ao Legislativo contrastou com seu discurso duro mirando o presidente e a primeira-dama. Sem Michele, os votos do bolsonarismo se alinham para Tarcísio ou para Ronaldo Caiado, como plano B.
Acolhimento
Há quem garanta que o acolhimento dos bolsonarista ao presidente, durante sua passagem em Salvador, mudou o conceito de Jair Bolsonaro pela Bahia. Em nenhuma das oportunidades ele tinha sido tão tietado como foi nesta, quer seja nos atos políticos ou fora dele.
Erro de gravação
E por falar no Capitão, ele pegou ar com a homenagem feita fora de hora feita por parlamentares baianos no meio de seu discurso:
Quem são:
Ex-Prefeito: ACM Neto
Professor: Jerônimo
Líder: Geraldo Júnior
BR: Bruno Reis
Correria: Rui Costa
Capitão: Bolsonaro