O presidente da República, Lula (PT), prometeu, durante discurso no lançamento do PPA do governo federal em Salvador, concluir as obras paradas do câmpus da Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a Unilab, localizada em São Francisco do Conde.
Lula recebeu, em 2013, o título de doutor honoris causa pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), no câmpus que fica em Redenção, no Ceará.
O gestor do executivo federal destacou que o ato será uma contrapartida do estado brasileiro por conta do período da escravidão negra.
“Nem conversei com Camilo (secretário da Educação) ainda, mas pode dizer o povo que vamos terminar, vamos acabar essa universidade porque o Brasil deve muito para África, não em dinheiro, deve 300 anos de escravidão. Não podemos pagar em dinheiro, paga em transferência de tecnologia. Nós somos resultados da escravidão, todos nós temos um pouquinho de negritude, mesmo quem pensa que é branco”, pontuou o presidente Lula.