Na manhã desta última segunda-feira (18), entre os vários eventos e ações voltados ao Mês da Mulher que ocorreram em todo o Paraná, o município de Paranaguá recebeu a procuradora da República Monique Cheker para uma palestra centrada na temática dos Direitos da Mulher, que ocorreu no campus do Instituto Federal do Paraná.
A palestra, realizada em formato de mesa redonda, fez parte da programação da VI Semana das Mulheres e Direitos Humanos, criada e organizada pelo IFPR. Sobre o evento, a instituição afirma que este foi um “momento e oportunidade única para debater temas relevantes relacionados ao protagonismo da mulher na área da justiça e da pesquisa”.
Na conversa, Monique falou sobre as dificuldades ainda presentes e reiteradas que mulheres de todo o Brasil enfrentam, fato constatado por ela mesma através dos processos de apuração em que o Ministério Público Federal.
A dificuldade de afirmação da mulher também aparece em comunidades originárias e tradicionais: “nestas comunidades, verificamos concretamente uma dificuldade maior das mulheres na realização de atos de liderança ou, pior do que isso, nos aspectos mais básicos que se pode imaginar: por exemplo, o de serem simplesmente aceitas na sociedade em que estão incluídas”
A sexta edição da Semana das Mulheres e Direitos Humanos teve seu fechamento ontem (19). A programação contou com várias oficinas e mesas de discussões acerca de temáticas relacionadas ao gênero e suas interseccionalidades no decorrer dos dias 18 e 19. O evento foi totalmente gratuito e aberto para a comunidade externa.
Sobre a palestrante – Checker é formada em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é Mestre em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis, especialista em direito público e privado pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, é ex-procuradora de Contas de RJ e atualmente é procuradora da República, além de já ter um acervo de livros jurídicos em seu nome. Entre as obras por ela escritas se encontram o ainda recente “Cada Cão que Se Lamba: O relacionamento entre o Ministério Público e a polícia na apuração criminal” (2023), “Reflexões Sobre a Causa de Pedir no Direito Processual Brasileiro” (2014) e “Ministério Público junto ao Tribunal de Contas” (2009).
Em sua atuação no direito, tem uma maior proximidade com a temática da segurança pública e do meio ambiente. Ainda assim, enquanto mulher em uma profissão majoritariamente ocupada por homens, Monique não se cala sobre a importância da representatividade feminina no jurídico e, sempre que possível, posiciona-se de maneira enfática a favor da garantia e proteção dos direitos da mulher.
Na manhã do dia 8 de março, na rede X (antigo Twitter), a procuradora parabenizou todas as mulheres dizendo o seguinte: “Parabéns a todas nós! Guerreiras do dia-a-dia, da dupla jornada, do esforço em vencer as barreiras do preconceito“. Mais tarde, a publicação se aliaria a outras três focadas na mesma temática: a mulher brasileira e seus direitos.
Fonte: Ministério Público Federal