Foi uma quinta-feira (20) de muito trabalho, porém, especial para os voluntários do Ministério Público Federal (MPF) que participam da Central da Cidadania, cuja abertura foi realizada na última segunda (17) e que segue até domingo (23), sempre das 13h às 18h, no estacionamento E2 do Shopping Total (Av. Cristóvão Colombo, 545, bairro Independência).
Especial porque quem esteve no mutirão pôde ajudar diretamente Kaigangs da aldeia Por Fi Ga, em São Leopoldo, e de outros territórios indígenas de Porto Alegre que foram afetados pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio. Ao total, 54 pessoas da etnia foram transportadas pela Polícia Rodoviária Federal, receberam almoço da organização e puderam usufruir dos serviços que estão sendo ofertados por diversos órgãos públicos no local. Coube aos integrantes do MPF intermediarem a maior parte desses atendimentos: 50 no total. “Vim fazer cadastramento da minha família e auxiliar parentes que precisam fazer documentação, tirar dúvidas sobre o auxílio-calamidade, etc. Que bom ter esse mutirão para nos ajudar”, afirmou Sueli Tomás, Kaigang, que trabalha como técnica de enfermagem na Secretaria Especial de Saúde Indígena dentro do território Por Fi Ga.
Desde a abertura da Central da Cidadania (clique na imagem à direita para ampliar), o MPF já realizou 157 atendimentos. Alguns especificamente relativos aos serviços que oferece: prestar informações sobre demandas judiciais e extrajudiciais de sua atribuição, encaminhar denúncias e auxiliar na consulta a bancos de dados, registros e sistemas nacionais de informação.
Contudo, muitas vezes os voluntários simplesmente colocam-se à disposição dos cidadãos para demandas diversas, como na segunda-feira, quando uma servidora fluente na Língua Brasileira de Sinais (Libras) ajudou um deficiente auditivo, morador do bairro Sarandi, um dos mais afetados pelas inundações, que queria confeccionar novas certidões de nascimento para ele e para os filhos, além de encaminhar assuntos com a Caixa Econômica Federal. Muitos imigrantes também já buscaram o guichê do MPF para outras solicitações. “Já auxiliamos no acesso à conta e-gov, no preenchimento de cadastros para requerimento de auxílios calamidade ou reconstrução, na própria busca por novos documentos. Está sendo uma experiência muito gratificante, ainda mais no caso de populações indígenas, comunidades tradicionais ou imigrantes, pois costumamos defender essas pessoas em processos, pela via judicial, e aqui é imediato, direto. Enxergamos o resultado na hora”, afirma o representante do MPF na Central Cidadania/PopRuaJud, procurador regional da República Vitor Hugo Gomes da Cunha, que contou que indígenas Guarani são esperados na Central da Cidadania nesta sexta-feira (21).
Clique nas imagens abaixo e veja todos os serviços que estão disponíveis aos cidadãos.
Central da Cidadania
Local: Shopping Total (Av. Cristóvão Colombo, 545, Bairro Independência), em Porto Alegre – no estacionamento E2
Data: entre 17 e 23 de junho
Horário: das 13h às 18h
Mutirão da Cidadania do Praia de Belas
Local: Shopping Praia de Belas (Av. Praia de Belas, 1181- Praia de Belas, Porto Alegre) – 1º piso, ao lado da Camicado
Quando: de segunda a sexta
Horário: das 12h às 18h
Fonte: Ministério Público Federal