O Ministério Público Federal promoveu reunião de trabalho com representantes do Instituto do Meio Ambiente em Alagoas (IMA/AL), a fim de tratar da participação do órgão no fórum permanente “As-Lagoas: em Defesa do Celmm”, lançado em fevereiro, através de um manifesto de autoria do MPF em Alagoas.
Confira a íntegra do manifesto pela criação do Fórum Permanente As-Lagoas: em Defesa do Celmm
O IMA, representado por seu diretor-presidente Gustavo Lopes, compareceu ao MPF na manhã desta quinta-feira (09), desculpou-se por sua ausência no evento, mas declarou apoio e comprometeu-se com dedicação máxima a contribuir com as ações do fórum permanente.
“Iniciei a minha fala hoje com um pedido de desculpas pela ausência do IMA no evento, mas afirmo nosso comprometimento integral nesse projeto. Colocaremos nosso melhor time”, destacou Gustavo Lopes que aproveitou para anunciar que o órgão está passando por uma reestruturação em consonância com as pautas mais progressistas de defesa do meio ambiente e de atenção às mudanças climáticas.
No evento, diversos atores com atribuições múltiplas em setores de influência no Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (Celmm) estiveram presentes e declararam apoio e empenho para que a união de esforços resultasse em melhorias ambientais para o estado de Alagoas e sua população, direta e indiretamente dependente.
Compareceram ao encontro e manifestaram apoio ao fórum permanente instituído
A reunião desta quinta-feira, coordenada pelos procuradores da República Juliana Câmara e Lucas Horta, titulares de ofícios do Meio Ambiente em Alagoas, antecede a programação de oficinas previstas para ocorrerem neste mês de março, com participação de instituições públicas e privadas com maior afinidade em relação a cada uma das matérias a serem tratadas.
Os eixos temáticos foram divididos conforme o Plano de Ações e Gestão Integrada do Celmm, elaborado sob a coordenação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), da seguinte forma:
Saneamento Ambiental;
Controle da Poluição Industrial;
Proteção e Conservação dos Recursos Hídricos e Naturais;
Ordenamento Territorial Urbano;
Controle de Erosão e Poluição Rural;
Fortalecimento Institucional;
Fortalecimento Socioeconômico.
A primeira das oficinas temáticas está prevista para ocorrer no próximo dia 15 de março, conforme anunciado no evento de lançamento do fórum permanente, em fevereiro de 2023, no prédio-sede do MPF.
Fonte: Ministério Público Federal