Prefeitura de Lauro de Freitas intensifica o acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade

Compartilhe essa notícia!

Cuidar das pessoas e reduzir as desigualdades sociais vão muito além do acolhimento. Com esse intuito, a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), realiza um trabalho diário percorrendo as ruas da cidade para identificar pessoas em situação de risco social que utilizam o espaço público como forma de moradia.

Essa ação é realizada pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), vinculado à secretaria, por meio de uma equipe multidisciplinar que atua nas ruas do município, identificando e encaminhando essas pessoas para os serviços de assistência social, saúde, educação e outras redes de proteção.

A equipe do SEAS é composta por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e educadores sociais que atuam em regime de plantão e rondas diárias, inclusive aos feriados, ajudando pessoas em situação de rua a retornar de forma segura às suas cidades de origem e mediando o acesso à rede de proteção socioassistencial.

Segundo especialistas, a abordagem social funciona como uma política essencial para assegurar direitos, respeitar a autonomia do indivíduo e oferecer oportunidades de reaproximação com familiares e conhecidos durante o processo de acolhimento.

A coordenadora Geovana Aguiar explica que o SEAS segue fortalecendo as políticas de cuidado, cidadania e direitos. “Estamos cada vez mais presentes no cuidado com a população em situação de rua, oferecendo atendimento humanizado e qualificado, com foco na garantia de direitos, apoio e orientação às demandas sociais”, afirma.

Neste ano, já foram realizados mais de 2 mil atendimentos, com o objetivo de garantir condições mais dignas, reduzir vulnerabilidades sociais e proporcionar caminhos de reintegração na sociedade para essas pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas