Vereador critica apresentação de trens do VLT como “troféu” de promessas não cumpridas

Compartilhe essa notícia!

Tinoco aponta dez anos de atrasos, contrato rescindido e cinco anos sem transporte ferroviário no Subúrbio de Salvador

O vereador de Salvador Claudio Tinoco (União Brasil) questionou nesta quarta-feira (3) a apresentação dos primeiros trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio, realizada na Avenida Paralela, classificando-os como “troféu em exposição” de uma história de fracassos do governo petista baiano.

“Chegaram os trens do VLT, é verdade! Aqui, na (Avenida) Paralela, estão aqui em exposição, como troféus. Mas vamos revelar que não adianta trazer apenas os trens e apagar a história, a história muito ruim, triste do PT”, afirmou em vídeo, questionando a narrativa de sucesso apresentada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).

Tinoco lembrou que o PT prometeu há dez anos um sistema de transporte moderno para o Subúrbio, mas ressaltou que o que se viu foi uma sequência de erros administrativos. “Depois de 10 anos de promessa do PT, eles fizeram licitação em 2017, mudaram o modal em 2018, fizeram um contrato com o consórcio chinês para um monotrilho em 2019, disseram que as obras começariam seis meses depois, nada começou”, enumerou.

O projeto, inicialmente licitado em 2017, foi alterado em 2018 para um monotrilho elevado. Em 2019, o governo assinou contrato com o consórcio chinês Skyrail. A promessa de início das obras em seis meses nunca se concretizou. Em agosto de 2023, o governo rescindiu o contrato após o fracasso total.

O antigo sistema de trens, que operava há quase 170 anos, foi desativado em fevereiro de 2021 para dar lugar às obras. Quase cinco anos depois, a região continua sem transporte ferroviário.

Tinoco também criticou a origem dos trens apresentados. As composições não são novas, mas sim veículos fabricados em 2012 para a Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá (MT). “Esses aqui são bonitinhos, coloridos, não são novos né, desde 2012 eles estavam lá na cidade de Cuiabá. O Mato Grosso não quis mais, a Bahia comprou, está trazendo para cá”, explicou.

Os trens, que saíram da fábrica da CAF em Hortolândia (SP), passaram por restabelecimento técnico-operacional. O governo prevê testes no início de 2026 e operação assistida no mesmo ano, com conclusão total em 2028. O projeto completo terá 40 km de extensão e 42 paradas, com investimento de R$ 5,4 bilhões.

Tinoco não acredita nos prazos anunciados. “Quem sabe, em 2026, a gente vê o povo sendo atendido com o verdadeiro Veículo Leve sobre Trilhos”, disse com tom de desconfiança. “Estamos aqui para dizer que esse é um troféu, é um troféu que está em exposição aqui, para todo mundo ver, dessa que é a praxe do PT na Bahia. Prometer, depois de 10 anos, trazer os trens que ainda vão ter que ser testados, vão ter que aguardar a obra concluir”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas