Governador defende sistemas de dados unificado com governo federal

Compartilhe essa notícia!

O governador Jerônimo Rodrigues(PT)defendeu nesta quarta-feira(3) a criação de um mecanismo que possa unificar dados estatísticos da Bahia com o governo federal a fim de implementar melhoras políticas públicas. A declaração aconteceu durante abertura da Conferência Nacional de Produtores de usuários de Dados.

“Eu falei ali da necessidade de um sistema, eu não sei se é um sistema, mas alguma coisa que una as ações do Governo Federal e do Governo do Estado. Essa casa Brasil aqui do IBGE, é uma tentativa disso. Já existem outras cinco como experimento, e esses dados têm que ser trabalhados de forma que a política pública não fique sendo elemento pejorativo”, afirmou.

O chefe do Palácio de Ondina também destacou a importância da utilização dos dados, sobretudo na vida pública e, ressaltou que sua gestão já trabalha com essa perspectiva através da Superintendência de Estudos Econômicos (SEI) e da Secretaria Estadual de Planejamento ( Seplan).

“Os dados têm força, o planejamento não tem como a gente não utilizar dados estatísticos sérios e fazer um bom planejamento. A SEI tem uma ferramenta muito especial para nós, então quando eu falei ali da necessidade desse sistema, é para a gente poder ver o lugar desses espaços de levantamento e de análise. Então eu entendo que o que eu tenho feito de abertura, por exemplo, de concurso para a SEI e  Seplan, para melhorar dentro da lei como a SEI pode utilizar-se melhor de ferramentas jurídicas, para ser mais ágil, então eu me comprometo agora, nesse momento de último ano, ver com essa parceria o que é que a gente da sei pode fazer, o governo fazer mais de investimento na SEI e na Seplan”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas